top of page
NPC - BANNER - SITE.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

A carta de uma orientadora

Caro novo aluno de doutorado,

este é um momento emocionante para você, enquanto embarca em sua jornada em direção ao doutorado. Como sua orientadora, achei que deveria escrever esta carta para recebê-lo e dar-lhe algumas dicas úteis que podem nos ajudar a sobrevivermos intactos a essa viagem de descoberta.


Nós dois temos muito a aprender.


Embora tenhamos trocado e-mails, não nos conhecemos bem. Eu sinto que desde o início  temos que mostrar o que há de bom em nós e "escondemos os loucos". Nos próximos três anos, esse equilíbrio mudará, à medida que cada um de nós revelará nosso verdadeiro eu.


Meu papel é guiá-lo pelo campo minado que é o processo de pesquisa moderno. Você aprenderá como identificar lacunas no conhecimento, revisar criticamente a literatura, estipular questões úteis de pesquisa , elaborar hipóteses testáveis, adquirir as aprovações éticas necessárias, coletar e analisar dados e assim por diante.


Mas lembre-se que eu não sou sua irmã, nem sua mãe, nem sou sua conselheira - eu também não sou sua amiga. Alguns orientadores se socializam regularmente com seus alunos. Eu não posso. Eu realmente não estou interessada nos assuntos da sua vida. Eu entendo que os eventos da vida terão impacto no seu trabalho, e eu serei muito compreensiva e falarei através de soluções práticas. Mas eu não sou seu apoio emocional - é para isso que a família e os amigos de verdade são.


No início desta jornada, darei liderança e instrução. Mas um PhD é um processo em evolução para a sua independência como pesquisador, então, no final, você estará no controle das supervisões e estará me dizendo o que precisa de mim. Estarei muito feliz em ver isso acontecer. É como deveria ser.


Você não precisa ser um gênio para fazer um doutorado. Certamente ajuda se você for brilhante, mas algumas pessoas surpreendentemente não tão inteligentes conseguem passar. A principal característica que você precisa é uma atitude do tipo 'nunca desista' e a disposição de absorver todos os problemas que surgirem em seu caminho (e eles o farão), e encontrar soluções para eles.


Mas nem todo mundo que obtém um PhD torna-se professor - portanto, é crucial que você aproveite ao máximo as oportunidades para adquirir outras habilidades transferíveis que serão úteis em campos não acadêmicos.


É improvável que sua pesquisa de doutorado mude o mundo. Lamento dar más notícias, mas aí está. Para a maioria das pessoas, a pesquisa de doutorado é o veículo que eles usam para demonstrar que possuem as habilidades necessárias para serem levadas a sério como pesquisador. Se você pode mudar o mundo também, então isso é um bônus. Mas não espere isso.


Nem todo mundo que embarca em um PhD vai passar triunfante. Eu posso (e vou) dar-lhe o meu melhor conselho em todos os momentos, mas eu não sou responsável pela sua tese final - você é.


Apesar de começarmos, comigo à sua frente, no final seremos iguais e em algumas áreas você será superior a mim. Isto também é como deve ser. Por um breve e brilhante momento, você deve ser o especialista mundial em uma pequena área do tópico que você escolheu estudar.


Eu não recebo nenhuma recompensa específica ou ganho financeiro pelo prazer de supervisionar você - então, sim, eu espero que meu nome seja publicado em qualquer artigo que possa surgir de seus dados. Se não aparecerem documentos publicáveis, ficarei francamente desapontada.


Eu quase posso garantir que em algum momento durante o seu programa de 3 anos você vai experimentar algum tipo de crise pessoal (doença, luto, problemas de relacionamento e assim por diante). E, se você escapar deles, então sua pesquisa será atormentada por algum grande drama (falha de algum equipamento vital, colapso, e o desaparecimento repentino do planeta).


Mais uma vez, serei compreensiva e prática. O tempo limite é sempre uma opção para parar o relógio. Mas, seu examinador final não se importará com seus problemas. Você é julgado pelo que você produz e como você defende isso - não em quanto esforço você levou para superar os obstáculos da vida para chegar lá.

Então, agora você está sentado confortavelmente?  Vamos começar.

Boa sorte - e que sua jornada seja frutífera

Sua orientadora!


Post publicado originalmente em Anne Bruton"s Blog




Comments


bottom of page