Já ouviu falar da “técnica pomodoro”? Cola aqui que eu te explico.
Lidamos, em nosso dia a dia, com uma quantidade grande de tarefas, e estas parecem só aumentar. Paralelamente, a quantidade de distrações as quais estamos sujeitos, também vem aumentando. A consequência desse cenário é que a nossa produtividade diminui.
Se você está inserido num contexto de pós-graduação por exemplo, você tem que ler, estudar, corrigir e revisar; artigos, livros, disciplinas, trabalhos de congressos, entre outras coisas. Não é pouco, se você não tiver uma certa organização é impossível da conta de tudo. Por isso, é necessário encontrar formas de realizar suas tarefas eficientemente.
E o que é a tal técnica pomodoro?
Trata-se de uma estratégia de foco e produtividade criada nos anos 1980 pelo então universitário italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar a eficiência nos estudos nos primeiros anos da faculdade.
Como funciona
1 - Identifique uma tarefa a ser feita
2 - Ajuste um temporizador (25 minutos é o tempo tradicional)
3 - Trabalhe na tarefa com foco total
4 - Assim que o temporizador tocar, pare de trabalhar na sua tarefa e marque um pedaço de papel.
5 -Faça um intervalo de 5 minutos e repita os passos 2-5.
6 - Quando você tiver realizado quatro ciclos, faça uma pausa de 15 a 30 minutos (você mereceu!)
Depois de concluir todas as seis etapas, você pode continuar ou alternar tarefas. Sinta-se livre para experimentar os intervalos. Algumas pessoas gostam de ter períodos de foco mais longos e intervalos mais longos. Basta usar os intervalos que funcionam melhor para você
Duas curiosidades:
1-a técnica tem esse nome porque o seu autor utilizou um timer de cozinha no formato de tomate que é pomodoro em italiano.
2- hoje em dia existem aplicativos tanto de celular como de computador que simulam a técnica.
Boa sorte e bom trabalho.
Comments