top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Combate ao assédio no meio acadêmico

Imagine um estudante que apresenta um poster em uma reunião científica, feliz, quando um cientista sênior pára para ver o seu trabalho. Considerando a contínua sub-representação de mulheres em altos níveis da academia, são boas as chances que o cientista seja do sexo masculino.


Se o estudante também é do sexo masculino, ele provavelmente não tem dúvidas de que o cientista quer saber mais sobre a sua pesquisa. Se a aluna é do sexo feminino, ela pode se perguntar: “será que ele quer se familiarizar com o meu trabalho, ou comigo”?


Este é o cenário que Meg Urry da Universidade de Yale, atual presidente da American Astronomical Society, expôs durante uma sessão sobre ética denominada “Qual o papel das sociedades científicas em resposta ao assédio e outras questões no local de trabalho?” durante a Reunião da União Americana de Geofísica em dezembro de 2015.


As Sociedades científicas têm uma responsabilidade intrínseca a este respeito. Elas patrocinam reuniões, workshops, conferências, viagens de campo, e outros eventos que colocam os cientistas em estreita proximidade por longas horas em ambientes incomuns.

Meg Urry falou sobre a responsabilidade das sociedades científicas na tomada de medidas em consequência do escândalo Geoff Marcy*, além dela, outros oradores deram excelentes sugestões para a promoção de um ambiente livre de assédio.


“Sociedades científicas precisam divulgar amplamente suas políticas que declaram intolerância para o assédio de qualquer espécie e as consequências em caso de transgressões dessas regras. Expulsão da sociedade? Dos eventos? Impedimento de bolsas e medalhas de honra? Impedimento de publicar em revistas da sociedade?


Tais ações podem limitar o avanço profissional, especialmente quando o empregador institucional é lento ou de alguma forma impedido de tomar medidas concretas”.


Urry atribui a responsabilidade diretamente sobre cientistas seniores para as consequências de eventuais relações pessoais que se desenvolvam com os alunos, porque é sempre o aluno que paga o preço profissional, quando tais relações se desintegram.

Ela sugeriu que a menos que o cientista esteja disposto a mudar de instituição, a fim de evitar uma situação desconfortável para o aluno caso o relacionamento se dissolva, não se envolver com alunos.


Muitas universidades proíbem expressamente qualquer relação entre professores e alunos de graduação.


Após as apresentações foi aberto para outras falas, a mais perturbadora foi de uma estudante estrangeira, que foi estudar nos Estados Unidos, relatando o comportamento de um colega.

Ela aproveitou-se de canais formais de sua instituição para levantar uma queixa, mas lhe disseram que ela deve ter interpretado mal o comportamento de seu colega, por causa de sua falta de familiaridade com a língua e a cultura do país.


Como seu domínio de Inglês é excelente, ela perguntou se ela deveria gravar as conversas futuras para provar suas afirmações. Recebeu como resposta que seria ilegal!


Esta experiência ilustra a batalha contínua que as mulheres enfrentam para que suas preocupações e inquietações sejam tratadas com seriedade.


*Geoffrey Marcy teve o seu nome envolvido num escândalo de assédio sexual de pelo menos quatro antigas alunas suas na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, o que o obrigou a demitir-se tanto do cargo de professor como de investigador principal de um projeto multimilionário de procura de vida fora da Terra.


Texto original publicado no site da Revista Science.


bottom of page