Como é a abreviatura de mestre e doutor?

Uma dúvida recorrente aqui no site é sobre como devem ser feitas as abreviações de títulos acadêmicos como mestre, doutor e outros.


Primeiramente vamos definir que há uma diferença entre abreviação, abreviatura e sigla.


A Abreviatura é a redução de palavras a algumas letras ou sílabas. Essa redução representa parte da palavra como equivalente ao todo. Por exemplo, a abreviatura de Rio de Janeiro é RJ.


A Abreviação é a redução ou omissão fonética de parte da palavra. Típico exemplo de economia linguística, ocorre especialmente com palavras consideradas grandes. Exemplo: fotografia vira foto.


Já a Sigla é um tipo de abreviatura formado pelas letras iniciais de algumas palavras, sobretudo palavras de uma determinada instituição. Um exemplo conhecido por todos os acadêmicos é a abreviatura de Associação Brasileira de Normas Técnicas que tem como sigla a ABNT.


No que diz respeito aos títulos acadêmicos, muitas vezes misturam-se o português, o latim e o inglês, gerando uma grande confusão.


No Brasil quem tem a função legal para listar oficialmente os vocábulos existentes em português, bem como fornecer seu gênero, grafia e modo de pronúncia, é a Academia Brasileira de Letras (ABL), que o faz através do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).


Segundo o VOLP mestre e doutor tem as seguintes abreviaturas, respectivamente:

M.e – mestre

M.a – mestra

D.r – doutor

Drs. – doutores

D.ra – doutora

Dr.as – doutoras


É comum encontrarmos a palavra mestre sendo abreviada com Ms. ou MS., no entanto, de acordo com o VOLP, ambas são abreviaturas da palavra manuscrito.


O VOLP apresenta ainda:

S.M. Scientiae Magister, mestre de ciência, mestre em ciência

Sc.M. Scientiae Magister, mestre de ciência, mestre em ciência

Sc.D. Scientiae Doctor, doutor de ciência, doutor em ciência

Ph.D. Philosophiae Doctor, doutor de filosofia, doutor em filosofia

S.D. Scientiae Doctor, doutor de ciência, doutor em ciência


Vale ressaltar que nos países de língua inglesa o mestrado é abreviado com Sc.M., enquanto o doutorado é abreviado com Ph.D., que têm suas origens no latim.


Atenção, Ph.D não é pós-doutorado. Ph.D é concedido como título a qualquer um que termine um programa de doutorado em qualquer área. Isso porque a palavra “filosofia” na expressão é usada em seu sentido original, do grego “amor ao conhecimento”. Já o Pós-doutorado é um estágio realizado por alguém que tem o título de doutor e não é considerado um título.


Resumindo, utilize Sc.M. e Ph.D. se for se comunicar em inglês e utilize as variações indicadas pelo VOLP se for se comunicar em português.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • whatsapp
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
© 2020 por Tudo Sobre Pós-Graduação

Minas Gerais - Brasil