top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Como escolher uma área de pesquisa para fazer mestrado?

Escolher uma área de pesquisa para fazer mestrado é uma decisão importante que pode afetar sua carreira e seu futuro acadêmico. Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a escolher a área de pesquisa ideal para o seu mestrado:

  1. Identifique suas áreas de interesse: Identifique as áreas de seu interesse em seu campo de estudo. Reflita sobre as questões que você gostaria de investigar e sobre os tópicos que o motivam.

  2. Pesquise sobre essas áreas: Faça uma pesquisa detalhada sobre as diferentes áreas de pesquisa em seu campo de estudo. Descubra as áreas que estão em alta demanda, que são promissoras e quais os tópicos mais pesquisados pelos pesquisadores e acadêmicos.

  3. Faça uma pesquisa: Depois de identificar as áreas de interesse, faça uma pesquisa sobre elas. Procure por artigos, livros, relatórios e outros materiais que possam ajudá-lo a entender melhor essas áreas. Veja quais são as pesquisas mais recentes e quais são os tópicos que estão sendo abordados.

  4. Verifique a disponibilidade de recursos: Verifique se há recursos disponíveis para apoiar sua pesquisa na área escolhida. Considere se a área de pesquisa tem equipamentos e materiais necessários, se há oportunidades de financiamento disponíveis para apoiar sua pesquisa e se há organizações, empresas ou laboratórios em que você pode trabalhar.

  5. Analise o currículo do programa de mestrado: Analise o currículo do programa de mestrado que você está considerando e verifique se ele cobre a área de pesquisa que você está interessado. Considere as disciplinas eletivas e as oportunidades de pesquisa incluídas no currículo.

  6. Converse com professores e pesquisadores: Converse com professores e pesquisadores que trabalham na área de pesquisa de seu interesse. Eles podem oferecer informações valiosas sobre as oportunidades de pesquisa, projetos em andamento e as tendências em seu campo de estudo.

  7. Considere a orientação: Considere a orientação que você receberá durante o programa de mestrado. Verifique se há professores ou pesquisadores que trabalham nas áreas de seu interesse e se eles estão disponíveis para supervisionar seus projetos de pesquisa.

  8. Considere as oportunidades de carreira: Considere as oportunidades de carreira na área de pesquisa que você está interessado em estudar. Verifique se há demanda por profissionais que trabalham nessa área e quais as habilidades necessárias para ter sucesso em uma carreira nessa área.

Ao seguir essas dicas, você poderá escolher uma área de pesquisa para fazer mestrado que corresponda aos seus interesses e objetivos de carreira. Lembre-se de que a escolha da área de pesquisa é uma decisão pessoal e deve ser baseada em sua paixão e interesse na área de estudo. Escolha uma área que o inspire e o motive, para que você possa dedicar seu tempo e esforço na pesquisa com entusiasmo e comprometimento.





Comments


bottom of page