top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Como ler um artigo científico

Nada faz você se sentir tão estúpido como ler um artigo de revista científica.

Lembro-me de minha primeira experiência com esses manuscritos ultra-congestionados e agressivamente brandos, tão densos que os cientistas às vezes são pegos comendo-os para permanecerem regulares. Eu estava na faculdade fazendo um curso de seminário no qual tínhamos que ler e discutir um novo trabalho a cada semana. E algo simplesmente não estava funcionando para mim.

Toda semana eu ficava sentado com o artigo, lia todas as frases e descobria que não havia aprendido nada. Eu participava das aulas com um pedaço de conhecimento: eu sabia que tinha lido o artigo. O professor faria uma pergunta; Eu não tinha ideia do que ela estava perguntando. Ela faria uma pergunta mais simples – ainda não fazia ideia. Mas eu li o maldito artigo!

Isso me lembrou do jardim de infância, quando eu me sentira orgulhosa depois de ler um livro acima do meu nível. Mas se você tivesse me feito uma pergunta simples sobre o conteúdo do livro, eu não poderia ter respondido.

Algumas semanas depois do seminário, decidi que bastava. Eu não ia ler outro artigo sem entender. Então peguei o artigo da revista daquela semana na biblioteca. Não apenas a biblioteca regular, mas a pequena e obscura   biblioteca de biologia, um daqueles esconderijos acadêmicos empoeirados, povoados apenas pelas formas mais miseráveis ​​de vida, que são, é claro, insetos e pós-docs.

Coloquei o artigo em uma grande mesa vazia. Eu eliminei todas as outras distrações. Para evitar interrupções de amigos incentivando o consumo de álcool, como fazem os amigos na faculdade, sentei-me em uma antessala obscura, sem tráfego de pedestres. Para evitar interrupções de chamadas de celular, me certifiquei de que era 1999.

Mais importante ainda, se eu não entendesse uma palavra em uma frase, me proibi de prosseguir para a próxima frase até que a procurasse em um livro e depois relesse a frase até que fizesse sentido.

Lembro-me especificamente de que isso acontecia com a palavra “exógeno”. De alguma forma, eu sempre havia encoberto essa palavra, como se ela provavelmente não fosse importante para sua sentença. Errado.

Demorei mais de duas horas para ler um artigo de três páginas. Mas desta vez, eu realmente entendi.

E eu pensei: “Uau. Eu entendi . Eu realmente entendi .

E eu pensei: “Oh merda. Eu vou ter que fazer isso de novo, não é?

Se você está no começo em sua carreira na ciência, pode estar lutando com o mesmo problema. Estes passos podem ajudá-lo a se familiarizar com os 10 estágios da leitura de um artigo científico:

1. Otimismo. “Isso não pode ser muito difícil”, você diz a si mesmo com um sorriso – da mesma forma que diz a si mesmo: “Não é prejudicial beber oito xícaras de café por dia” ou “Há muitos empregos na minha área”. Afinal, você lê palavras há décadas. E isso é tudo que um artigo científico é, certo? Palavras?

2. Medo Este é o estágio em que você percebe, “Uh… eu não acho que todas estas são palavras”. Então você diminui um pouco. Soem as sílabas, analisem o jargão, procurem as siglas e revisem seu trabalho várias vezes. Parabéns: Você já leu o título.

3. Arrependimento Você começa a perceber que deveria ter orçado muito mais tempo para todo esse empreendimento. Por que, oh, por que você achou que poderia ler o artigo em uma única viagem de ônibus? Se você tivesse mais tempo. Se ao menos você tivesse um desses botões de campainha dos locais de trabalho nos anos 1960, e você pudesse simplesmente pressioná-lo e dizer: “cancele meu janeiro”. Se houvesse uma versão compacta do mesmo artigo, algo da ordem de 250 ou menos palavras, impressas em negrito no início do artigo …

4. Atalhos. Porque, o que é isso? Um resumo, tudo para mim? Abençoados sejam os editores de revistas científicas que sabiam que nenhum artigo é compreensível, então pediram a seus roteiristas que fornecessem, à la Spaceballs , “a versão curta”. Vamos fazer isso.

5. Perplexidade. Que diabos? Esse resumo deveria explicar algo? Por que a frase média era de 40 palavras? Por que havia tantas siglas? Por que os autores usaram a palavra “caracterizar” cinco vezes?

6. Distração E se houvesse um smartphone para patos? Como isso funcionaria? O que eles fariam com isso? E o que era aquela letra de Paul Simon, a de  “You Can Call Me Al,” que está na sua cabeça o dia todo? Como sua vida mudaria se você tivesse uma máquina de fazer pão? Você teria que comprar fermento. O fermento é caro? Você poderia fazer o seu próprio pão a cada poucos dias, mas então ele poderia ficar velho. Não é o mesmo que pão comprado em loja; simplesmente não é. Oh, certo! “Não quero acabar com um desenho animado em um cemitério de desenhos animados.” Paul Simon ainda está vivo? Você deve verificar a Wikipedia. Às vezes você o confunde com Paul McCartney ou Paul Shaffer. Que vergonha sobre David Bowie. Você pode colocar café em um umidificador?

7. Perceber que 15 minutos se passaram e você não avançou para a próxima frase.

8. Determinação. Tudo certo. Realmente vou ler desta vez. Realmente vou fazer isso. Sim, yuppers, yup-a-roo, ler as palavras é o que você faz. Vamos apenas apontar esses alunos para a tinta seca na página, e …

9. Raiva. COMO PODE QUALQUER CÉREBRO HUMANO PRODUZIR TAIS SENTENÇAS?

10. Contemplação genuína de uma carreira nas humanidades. Artigos acadêmicos escritos sobre temas não científicos são fáceis de entender, certo? Certo?

Que documento estranho é um artigo de periódico científico.. Nós trabalhamos com eles por meses ou até anos. Nós os escrevemos em um vernáculo altamente especializado que até a maioria dos outros cientistas não compartilha. Nós os colocamos atrás de um paywall e cobramos algo ridículo, como $ 34.95, pelo privilégio de lê-los. Aceitamos tão prontamente a sua inacessibilidade que temos de começar “clubes de jornal” na esperança de que nossos amigos possam entendê-los e resumi-los para nós.

Você pode imaginar se os artigos das revistas mainstream fossem como artigos científicos? Imagine uma história de capa da Time com 48 autores. Ou uma peça no The Economist que exigiu, após cada objeto descrito, uma listagem entre parênteses da empresa que produziu o objeto e a cidade em que a empresa se baseia. Ou um editorial da People sobre Jimmy Kimmel que só poderia ser publicado após um rigoroso processo de revisão por especialistas na área de Jimmy Kimmel.

Você sabe do que você chamaria um artigo de revista que exigisse escrutínio intelectual e compromisso neural ininterrupto para descobrir o que ele está tentando dizer? Você chamaria de um artigo mal escrito.

Então, para aqueles que estão começando a ler os periódicos, seja bem-vindo. Boa sorte. E sentimos muito. Estamos tentando escrever artigos de forma compreensível, mas às vezes nossa subdisciplina é tão hiperespecífica que precisamos de um milhão de siglas. E às vezes estamos tentando soar como bons cientistas, copiando o tom de cada artigo que lemos. E às vezes estamos apenas escrevendo mal.

Quackberry Isso é o que você chamaria de smartphone para patos.

Publicado originalmente na Science: http://www.sciencemag.org/careers/2016/01/how-read-scientific-paper


Precisa melhorar seu inglês? Curso de Inglês - 150 Textos em Inglês

bottom of page