top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Como usar a versão gratuita do EndNote Web?

Organizar uma pesquisa acadêmica é um desafio contínuo, e esse desafio tem gerado uma infinidade de soluções em formato de softwares e aplicativos.


Uma dessas ferramentas é o Endnote. Se você está no mundo acadêmico há algum tempo provavelmente já ouviu falar dele.


EndNote é um aplicativo da Clarivate Analytics projetado para ajudá-lo a gerenciar e organizar as suas referências bibliográficas.


Para os novos usuários o EndNote pode ser um pouco confuso, mas não se preocupe, com pouco tempo de uso todas as funcionalidades tornam-se claras e sua utilização imprescindível, na elaboração de textos acadêmicos.


Para que serve o Endnote?


O Endnote é um gerenciador de referencias bibliográficas que pode e deve ser utilizado por:


📌 pesquisadores profissionais que estão trabalhando em artigos de pesquisa e precisam de ferramentas para gerenciar suas referências.


📌 alunos que estão redigindo monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertação ou tese e também precisam dessas ferramentas.


📌 bibliotecários que analisam e avaliam uma grande quantidade de bibliografias.


Com o EndNote você pode ter dezenas de referências coletadas, organizadas e formatadas em questão de minutos.


Como funciona o endnote?


As principais funções do EndNote são:


✔️ Armazenar e organizar referências.


✔️ Criar bibliografias e citações com alguns cliques do mouse.


✔️ Compartilhar sua pesquisa com colegas, que podem contribuir com seu trabalho ou se juntar a você.

✔️ Fácil integração com Web of Science, que também pertence à Clarivate Analytics.


Tudo isso vai te economizar tempo, porque você não precisará formatar referência por referência manualmente, e te poupará dinheiro, uma vez que você não precisará pagar ninguém para fazê-lo. 


Vale ressaltar que o EndNote existe em duas versões, a gratuita e a paga. Todas as funcionalidades citadas no texto estão presentes na versão gratuita, ou seja, você consegue ter um excelente gerenciador de referências bibliográficas sem pagar nada por ele.


ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ENDNOTE:


Como baixar o EndNote grátis?

Não é possível baixar a versão gratuita do Endnote. Ela fica disponível online, similar a um serviço de e-mail. Você acessa através de login e senha quando precisa utilizar.


Como começar a utilizar o EndNote online?

Para começar a utilizar o Endnote o usuário deve acessar a plataforma My EndNote Web e fazer um cadastro através do Access Clarivate. Ao entrar na plataforma o usuário tem acesso a todas as ferramentas disponibilizadas pelo EndNote.


Como instalar o plugin do EndNote no Word?

O site do Endnote apresenta uma barra de ferramentas com vários itens, dentre eles um botão de download, é nesse botão que está o link para a instalação do plugin que faz a integração entre o Endnote e o Word. Basta ler a aba Cite While You Write e seguir todas as instruções.


Existe algum curso que ensine a utilizar o EndNote Online?

O Projeto Tudo Sobre Pós-Graduação criou um minicurso online para quem deseja conhecer e também para quem deseja aprender a como usar o EndNote. O nosso minicurso é focado na versão gratuita do Endnote, ou seja, a versão online. Conforme dito acima a versão gratuita Endnote, tem todas as funcionalidades que você precisa para ter um bom gerenciador de referências bibliográficas.

 

APRENDA A FORMATAR E GERANCIAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AUTOMATICAMENTE COM A VERSÃO GRATUITA DO ENDNOTE EM AULAS PRATICAS E SUPORTE AOS ALUNOS


bottom of page