top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Currículo Lattes - o passo a passo para criar o seu

O Currículo Lattes é um tipo de currículo criado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), destinado aos pesquisadores, professores e estudantes que atuam no Brasil, no qual é possível registrar toda a trajetória acadêmica do usuário.


O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes foi criado no ano de 1999. Seu nome é uma homenagem ao físico brasileiro, Césare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes.


O Currículo Lattes faz parte da Plataforma Lattes, um ambiente virtual que integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa, em um único sistema de informações.

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do Brasil e é hoje adotado pela maioria das instituições do País. O Currículo Lattes contém informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, assim como informações sobre a formação acadêmica e a atividade de trabalho desempenhada.


São exemplos de informações solicitadas para a elaboração do Currículo Lattes:

Dados pessoais;

Formação acadêmica;

Idiomas e competências na fala, escrita e leitura;

Área de produção científica;

Artigos publicados;

Projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido;

Grupos de pesquisa que participe ou tenha participado;

Bancas que tenha participado (como de trabalhos de conclusão).


Por que ter um Currículo Lattes?

Se você tem interesse em investir na carreira acadêmica, fazer iniciação científica, participar de grupos de grupos de pesquisa, pleitear bolsas de estudos, cursar uma pós-graduação stricto sensu ou se candidatar para vagas na área acadêmica, você precisa ter seu currículo lattes. Ele comunica aos colegas e instituições sua trajetória enquanto estudante e profissional.


Além disso, se você está prestes a participar de um processo seletivo de um programa de pós-graduação para concorrer a uma vaga de mestrado ou doutorado, é preciso que você tenha um currículo cadastrado na plataforma Lattes, pois provavelmente ele será solicitado, mesmo que não haja uma etapa formal de avaliação de currículo.


Assim como um currículo vitae é uma vitrine para o mercado de trabalho, o currículo Lattes é a vitrine para a área de pesquisa, ensino e tecnologia.


Caso já tenha o seu Currículo Lattes cadastrado, mantenha-o atualizado. Em hipótese alguma minta sobre a sua trajetória a fim de inflar o seu currículo.

atualização do currículo lattes

Quanto custa o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes é serviço totalmente gratuito, para obtê-lo basta realizar o cadastro junto a Plataforma Lattes.


Como posso criar o meu Currículo Lattes?

A criação de um Currículo Lattes é bastante simples. Elaboramos um passo a passo para que você possa se cadastrar e criar o seu currículo sem maiores dificuldades.


Passo 1 - Acessar a Plataforma Lattes

O primeiro passo para cadastrar um novo currículo é acessar a Plataforma Lattes pelo endereço:

https://lattes.cnpq.br/


Passo 2 - Cadastrar novo currículo.

A importância do Currículo Lattes para a sua carreira

criar currículo lattes

Passo 3 - Cadastrar-se no Currículo Lattes

Abrirá uma nova aba na qual devem ser preenchidos os dados iniciais de cadastro e criação de uma senha.

Utilize uma senha forte e que seja de fácil lembrança, afinal o Currículo Lattes não é um serviço de e-mail ou uma rede social que será acessado frequentemente. Como os acessos são mais espaçados é fácil de esquecer a senha.

cadastro currículo lattes

Passo 4 - Informações pessoais

Após o cadastro inicial será a vez de preencher os dados pessoas. Observe que alguns itens têm um cadeado ao lado, isso significa que eles não serão exibidos quando houver uma consulta pública ao seu currículo.

cadastro currículo lattes

Passo 5 - Endereço e contato

A próxima aba é destinada ao endereço residencial, endereço profissional e aos dados de contato. O único dado exibido numa eventual consulta pública dessa aba é a Instituição, os demais dados não são exibidos.

currículo lattes

Passo 6 - Formação acadêmica

Os próximos dados a serem informados é sobre a formação acadêmica. Informa-se sobre a instituição, ano de início e termino ou se ainda está em andamento.

formação acadêmica currículo lattes

Passo 7 - Atuação profissional

Após a formação acadêmica abre-se uma aba para a inserção dos dados sobre a atuação profissional. É possível informar dados como o local de trabalho, cargo, período e tipo de vínculo. Caso esteja sem vínculo basta clicar na opção “Não”.

atuação profissional currículo lattes

Passo 8 - Área de atuação

O passo a seguir é preencher os dados referentes à área de atuação e às habilidades linguísticas. Ao clicar na LUPA da área de atuação aparecerão as opções para serem selecionadas de acordo com a grande área e subárea conforme a segunda imagem deste tópico.


Sobre as habilidades linguísticas, estas devem ser inseridas de acordo com o nível de

compreensão, leitura, fala e escrita de um determinado idioma.


Área de atuação currículo lattes

Área de atuação currículo lattes


Passo - 9 - Submeter currículo

Após salvar todas essas informações o usuário poderá concluir o seu cadastro e fazer a submissão do currículo. Dentro de um prazo de 24 horas o currículo estará disponível na Plataforma Lattes.


Atualização do Currículo Lattes

Para atualizar o currículo na Plataforma Lattes basta acessar a mesma página do cadastro e clicar em “Atualizar currículo”. Em seguida faz-se o login e está pronto para ser atualizado.


Importância do Currículo Lattes para a sua carreira

Se você almeja seguir uma carreira acadêmica, o Currículo Lattes será um companheiro de longo período. Não adianta procurar uma vaga pós-doutorado, solicitar uma bolsa de mestrado, participar de um processo seletivo de doutorado, concorrer num concurso de professor universitário ou buscar um financiamento para sua pesquisa junto às agências de fomento apenas com o seu curriculum vitae em mãos. Seu Currículo Lattes será solicitado em todas essas situações. Por isso ele é tão importante e precisa estar atualizado com todas as informações sobre a sua trajetória acadêmica. Quanto mais informações, melhor.



Veja a seguir algumas das atividades que contam pontos em processos seletivos e devem constar no Currículo Lattes.


Participação em congressos;

Apresentação de trabalhos em congressos;

Publicação de trabalhos completos nos anais

de congressos;

Palestras

Publicação de artigos em periódicos

científicos;

Publicação de livros ou capítulos de livros;

Estágios;

Iniciação científica na graduação;

Cursos extracurriculares;

Monitorias;

Supervisões científicas e coorientações de alunos


Todas estas informações e muito mais você encontra no nosso guia de preparação para os processos seletivos de mestrado e doutorado.


Comments


bottom of page