• Tudo Sobre Pós-graduação

Currículo Lattes - o passo a passo para criar o seu

O Currículo Lattes é um tipo de currículo criado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), destinado aos pesquisadores, professores e estudantes que atuam no Brasil, no qual é possível registrar toda a trajetória acadêmica do usuário.


O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes foi criado no ano de 1999. Seu nome é uma homenagem ao físico brasileiro, Césare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes.


O Currículo Lattes faz parte da Plataforma Lattes, um ambiente virtual que integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa, em um único sistema de informações.

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do Brasil e é hoje adotado pela maioria das instituições do País. O Currículo Lattes contém informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, assim como informações sobre a formação acadêmica e a atividade de trabalho desempenhada.


São exemplos de informações solicitadas para a elaboração do Currículo Lattes:

Dados pessoais;

Formação acadêmica;

Idiomas e competências na fala, escrita e leitura;

Área de produção científica;

Artigos publicados;

Projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido;

Grupos de pesquisa que participe ou tenha participado;

Bancas que tenha participado (como de trabalhos de conclusão).


Por que ter um Currículo Lattes?

Se você tem interesse em investir na carreira acadêmica, fazer iniciação científica, participar de grupos de grupos de pesquisa, pleitear bolsas de estudos, cursar uma pós-graduação stricto sensu ou se candidatar para vagas na área acadêmica, você precisa ter seu currículo lattes. Ele comunica aos colegas e instituições sua trajetória enquanto estudante e profissional.