top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Curso Online de AutoCAD e Projetos de Prefeituras

Se tivéssemos que definir em poucas palavras o que é AutoCAD, diríamos que é um software do tipo CAD voltado para desenho e modelagem em 2D e 3D. Permite a criação e modificação de modelos geométricos com uma capacidade quase infinita para desenvolver todo o tipo de estruturas e objetos.


Essa capacidade de trabalhar em diferentes áreas fez com que o AutoCAD transcendesse seu uso tradicional no mundo da arquitetura e engenharia, para entrar no mundo do design gráfico e de interiores.


Atualmente, o AutoCAD possui uma infinidade de ferramentas auxiliares especializadas que cobrem todos os tipos de campos industriais relacionados ao design 2D e modelagem 3D.


Autodesk, os primeiros passos

Foi em 1982 quando um grupo de programadores, liderados por John Walker, desenvolveu a primeira versão do AutoCAD, o software que Michael Riddle, outro membro daquela equipe, havia criado anteriormente.


Numa época em que os computadores e softwares ainda estavam começando, a popularidade do AutoCAD levou a empresa a crescer de forma constante até os dias atuais.

Nesses anos, a Autodesk vivenciou a saída de John Walker e a chegada de Carol Bartz, que levaram a empresa a multiplicar seu sucesso e inserção do AutoCAD no mercado tornou-se indiscutível.


Atualmente, a Autodesk oferece um grande número de ferramentas de software focadas em design, modelagem, renderização e aplicações.


AutoCAD hoje

Atualmente, o AutoCAD está refinando seus recursos para projetos 2D e 3D, sua interação com a nuvem e sua compatibilidade com outros programas, ampliando suas funcionalidades.

Como por exemplo:


Projeto 2D

Na versão mais recente, o AutoCAD melhorou substancialmente as funções de desenho 2D, refinando a precisão das ferramentas melhorando algumas opções:

  • Criar dimensões automaticamente

  • Formulários vinculáveis ​​com aplicativos de planilhas

  • Armazenando visualizações personalizadas

  • Blocos dinâmicos

  • Capacidade de extrair dados de objetos, blocos e atributos

  • Criação de matrizes

Projeto 3D

Para a modelagem 3D, a Autodesk se concentrou em melhorar a renderização e a compatibilidade com outros programas que complementam o AutoCAD:

  • Modelagem 3D mais realista

  • Anexar arquivos da nuvem

  • Aplicação de iluminação realista em renderizações

  • Criação de desenhos de corte transversal

  • Renderizando diretamente na nuvem

Como o AutoCAD funciona

O AutoCAD trabalha em camadas com imagens vetoriais, embora as imagens bitmap também possam ser importadas, o que nos faz pensar diretamente nos programas no estilo Photoshop ou Illustrator.

No entanto, toda a sua interface é projetada para o desenho de plantas e estruturas, e está dividida da seguinte forma:

  • Área Gráfica: onde faremos nossos projetos

  • Faixa de opções: onde localizaremos as ações mais comuns em nosso ambiente de trabalho

  • Barra de menu suspensa e caixas de ferramentas

  • Barra de status, na qual encontramos informações sobre coordenadas, botões de controle de grade ou modo ortométrico, entre outros, em forma vetorial.

  • Linha de comando, usada para interagir com o programa por comandos para obter cálculos ou informações que possamos precisar e que o AutoCAD coleta automaticamente

Tipo de arquivo

O AutoCAD trabalha com seu próprio tipo de arquivo nativo chamado DWG, que contém todas as informações sobre os desenhos, geometrias e imagens do arquivo original. A grande popularidade do software levou ao desenvolvimento de outras ferramentas para visualizar e até mesmo abrir arquivos nativos do AutoCAD, por meio de um sistema de troca de informações conhecido como DXF (Drawing eXchange File).


Compatibilidades com outros programas

Além de seu formato DWG usual, o AutoCAD também permite exportar, aproveitando seu sistema vetorial, para outros programas focados em design gráfico, como Adobe Illustrator ou Corel Draw . Da mesma forma, também podemos trabalhar em paralelo com outros programas do tipo CAD.


Blocos e bibliotecas

No AutoCAD, um bloco é um elemento de construção que pode ser inserido de uma biblioteca em um projeto. Eles podem representar desde diferentes tipos de móveis até estruturas mais complexas como lajes, escadas, marcenarias, etc. (por exemplo, no desenho da planta baixa de uma casa, as portas e janelas). Geralmente, os blocos do AutoCAD são divididos em bibliotecas temáticas com diferentes tipos de blocos de objetos específicos como os que falamos.


Comandos

Uma forma de agilizar seu trabalho ao usar o AutoCAD são os comandos, cuja barra pode ser localizada em várias áreas da tela, desde ancorada até flutuante.

Comandos são ordens que permitem realizar operações rapidamente, desde salvar seu trabalho até arredondar as bordas de um objeto, inserir itens ou criar arcos. O número de comandos disponíveis é extenso e pode ser facilmente encontrado na web.

Alguns dos mais úteis são:

  • ÁREA : para calcular a área e o perímetro do objeto escolhido.

  • CHSPACE : com este comando você pode inserir os objetos no modelo a partir da área de trabalho, dimensionando-os automaticamente.

  • MÚLTIPLO : replica a mesma ação até decidir cancelar o comando.

  • OOPS : restaura os últimos elementos que você excluiu.

  • EXTEND : serve para alongar um objeto até encontrar as bordas de outro.

Por que usar o AutoCAD?

O AutoCAD foi criado principalmente para projetos 2D. Ainda hoje, muitos designers preferem o AutoCAD por causa de seus excelentes recursos de design 2D. No entanto, a Autodesk continuou a lançar novos recursos e hoje o AutoCAD também oferece suporte ao design 3D.


Há uma série de comandos diferentes no AutoCAD que ajudam os projetistas a preparar projetos mais precisos, incluindo recursos como centralização automática de linhas ou definição de dimensões de desenho para proporções fixas.


Para projetos 3D, o AutoCAD oferece várias visualizações, permitindo que os designers façam alterações e melhorias mais sutis. O AutoCAD também salva dados de projeto que você pode usar no futuro. Ele suporta renderização direta na nuvem, desenhos transversais e também oferece iluminação realista em renderizações.



Para que serve o AutoCAD?

AutoCAD é usado em várias indústrias. Embora tenha sido originalmente criado para uso na indústria de arquitetura e construção, agora é usado em vários outros setores.


Projeto arquitetônico

Os arquitetos usam principalmente o AutoCAD para preparar plantas baixas, plantas e projetos de construção. Como esses planos são desenhados em escala e geralmente são muito precisos, o AutoCAD facilita para os arquitetos dar vida à sua visão sem sacrificar a precisão dimensional.

O AutoCAD também permite que os projetistas revisem dados granulares sobre um projeto de construção, ajudando-os a identificar pontos fracos no projeto e corrigindo-os antes do início da construção.


Arquitetura de interiores

O AutoCAD é comumente usado por designers de interiores que preferem criar versões 3D de seus projetos. O AutoCAD permite que designers de interiores criem modelos 3D realistas de espaços, oferecendo suporte para modelos sólidos, de superfície e de malha.


As ferramentas de visualização e navegação 3D também estão disponíveis, suportando visualizações giratórias, no solo ou flutuantes, para que os designers de interiores possam realmente mostrar seus projetos e apresentá-los como quiserem.


O AutoCAD também suporta renderização, permitindo que os designers apliquem iluminação e materiais exclusivos para dar aos seus modelos 3D uma aparência mais realista e elegante. E a renderização em nuvem também é suportada, portanto, também não é necessário possuir um laptop poderoso que suporte software de modelagem 3D .


Engenheiros mecânicos

Embora o AutoCAD seja projetado principalmente para arquitetos e designers, os engenheiros mecânicos também o utilizam com bastante frequência para preparar recursos visuais que auxiliam seu trabalho. Os engenheiros mecânicos usam o AutoCAD para preparar modelos e projetos específicos relacionados a diferentes produtos.


Designers de moda

Isso pode ser uma surpresa para alguns, mas os designers de moda também usam o AutoCAD. É uma das melhores ferramentas de produtividade para designers de moda, permitindo que eles preparem esboços, padrões e designs detalhados com mais precisão.


Além disso, os designers de moda também podem criar diferentes iterações de um único design e, como o AutoCAD preserva as dimensões para referência futura, os designers podem aplicá-las a diferentes materiais e padrões.


Curso online AutoCAD 2D, 3D e Projetos de Prefeituras

Foi pensando em todas essas funcionalidades que o AutoCAD oferece que a professora e arquiteta Luciana Paixão criou o curso online AutoCAD 2D, 3D e Projetos de Prefeituras. Com mais de 36.000 alunos no Brasil e exterior, a professora Luciana é especializada em ensino nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Edificações e Engenharia Civil.


Curso de AutoCAD — O que aprenderei?

Este curso foi criado pensando nas necessidades de Arquitetos, Engenheiros Civis e Designers de Interiores, bem como os estudantes e profissionais de Arquitetura em geral. Atualmente o curso de AutoCAD conta com mais de 70 aulas, sendo indicado para quem precisa aprender o programa do zero e/ou precisa se atualizar, melhorando suas habilidades no programa.


No final do curso você dominará desde os conceitos básicos e recursos do AutoCAD até o domínio em áreas específicas como o AutoCAD 3D e a criação de Projetos de Prefeituras.

Ainda são oferecidos os seguintes bônus:

  • MINICURSO DE DESIGN DE INTERIORES

  • E-BOOK PROJETOS DE PREFEITURAS

  • DO CAD AO BIM: ENTENDENDO E REALIZANDO A MIGRAÇÃO

  • MINICURSO DE PERSPECTIVA A MÃO LIVRE

  • MINICURSO DE SOLIDWORKS

  • E-BOOK INSTAGRAM PARA ARQUITETOS

  • MODELOS DE MEMORIAIS DESCRITIVOS

  • MODELOS DE CONTRATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

SOMENTE O CONTEÚDO DE BÔNUS, SE CADA UM CUSTASSE APENAS R$30,00 CADA, VOCÊ JÁ ESTARIA ECONOMIZANDO R$330,00 REAIS!


Além disso, o curso também aborda de forma mais ampla os conceitos dos Projetos de Prefeitura e como aplicá-los em seus projetos. Ou seja, o curso possui um material desenvolvido para você que nunca trabalhou com o programa e nem com aprovação de projetos.

Professora e Arquiteta Luciana Paixão

O livro Projetos de Prefeitura esta presente no curso em formato e-book em PDF.


São informações práticas e objetivas essenciais para você que é Arquiteto, Engenheiro civil ou Designer de interiores, ou para você que é estudante e deseja se preparar melhor para conseguir um estágio na área, saindo na frente dos seus concorrentes.


O curso contém técnicas de nível avançado e conta com a experiência de quem trabalhou por mais de 10 anos com Aprovação de Projetos.


Temas abordados no livro:

  • Práticas profissionais como os procedimentos anteriores à aprovação de um projeto de prefeitura;

  • Dicas de como trabalhar terrenos acidentados;

  • Como aprovar projeto geminado em condomínios e projeto geminado em lote urbano;

  • Outorga onerosa;

  • Entre outros.

Esse é o tipo conteúdo extra do curso, além do básico de AutoCAD, que você não aprende na faculdade.

Planta de projeto de Prefeitura completo.

Sabendo o que querem os técnicos das Prefeituras e agindo sobre o que é necessário para projetar corretamente, o tempo de obtenção do alvará do seu projeto será muito menor se comparado as práticas empíricas de tentativa e erro. A metodologia ensinada no curso é das melhores e mais práticas do mercado, basta comprovar através das nossas avaliações.


Materiais e modelos prontos para usar.

O curso de AutoCAD conta ainda com muito mais materiais e modelos para você aplicar em seus projetos, assim como as imagens exibidas durante o curso em alta resolução e em dwg para que você possa estudar posteriormente.

Projeto em AutoCAD

Atenção:

Todas as aulas já estão gravadas.

O curso é 100% online e seu acesso no portal é vitalício, ou seja, é seu para sempre.

Todos os cursos possuem grupo tira-dúvidas com os professores por TELEGRAM ou E-Mail.

A certificação é fornecida após exercício prova que se encontra também na aba aulas.

As certificações contem um código QR code único emitido pela E-CERTIFICADOS, garantido autenticidade da mesma!

AutoCAD é a melhor ferramenta de design

Por quase quatro décadas, o AutoCAD tem estado na vanguarda da indústria de design. Embora existam vários programas de software CAD gratuitos disponíveis hoje em dia, o AutoCAD ainda é a escolha preferida para design e arquitetura industrial.

Embora seja uma escolha cara, o AutoCAD é preferido por muitos por causa de sua plataforma em nuvem, sua flexibilidade e a variedade de recursos que oferece.


bottom of page