• Tudo Sobre Pós-graduação

É possível cursar doutorado no exterior sem ter o título de mestre?

A resposta é curta: SIM, você pode; mas é claro que algumas exceções existem. Há muita confusão entre alunos de todo o mundo, principalmente brasileiros, que costumam acreditar que é obrigatório ter mestrado para obter o título de Doutor.


O que as universidades esperam do aluno que tenta um  Doutorado direto?


Veja bem, tentar um PhD direto apenas com a licenciatura ou bacharelado é possível, mas pode ser bastante competitivo. Por entender que o aluno que acabou de sair da graduação provavelmente não elaborou qualquer tese significativa, a avaliação de potenciais candidatos acaba caindo sobre outros pontos, como os descritos abaixo.

  1. Excelente GPA (Grade Point Average)

  2. Boas cartas de recomendação

  3. Proficiência em Inglês comprovada através do TOEFL

  4. Pontuação expressiva no GRE (Graduate Record Examination)

  5. Um marcante Statement of Purpose (SoP) descrevendo seus interesses acadêmicos e planos profissionais

  6. Quaisquer trabalhos publicados em revistas, anais de congressos e outros periódicos

– “A Universidade é irredutível. Requer um mestrado e eu não tenho tempo e nem como fazê-lo”.


Nem tudo está perdido! Vale a pena conversar com o professor que você tem contato na Universidade e também com os responsáveis pelo Graduate Department. É possível que, caso você tenha uma pós-graduação Latu Sensu, a Universidade considere o seu curso como equivalente ao Mestrado previamente requerido.


Se você souber vender o seu peixe, conseguir provar que tem potencial e fizer bons contatos nos programas de seu interesse, não tem erro. Cheque os requerimentos específicos de cada departamento, planeje  e corra para o abraço!


Para quem ainda está em dúvida sobre a veracidade desta informação, logo abaixo algumas instituições e programas onde candidatos podem fazer o Doutorado sem o diploma de Mestre.

Graduate Admissions – Ohio State University

Prospective Graduate Students – University of Washington

Prospective Students – Graduate School – University of Miami


No Brasil alguns programas permitem a candidatura ao Doutorado direto, mas impõem exigências que variam de programa para programa, sendo a maioria das vezes a exigência de publicações em revistas expressivas na área do curso. Outros programas permitem que mestrando seja “promovido” a doutorando. Estas possibilidades, quando existem, constam dos regimentos de cada programa.


Este texto foi publicado originalmente no site  Abroaders com o título:

DOUTORADO SEM MESTRADO, IS THIS THE REAL LIFE… IS THIS JUST FANTASY ?