top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Epígrafes para TCC, dissertação e tese

Epígrafe é uma palavra de origem grega cujo significado é "escrever acima de". Segundo o

Oxford English Dictionary trata-se de "título ou frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra; mote.


É bastante comum a utilização de frases célebres como epígrafes em trabalhos acadêmicos, principalmente em monografias, TCC's, dissertações e teses.


Como escrever uma epígrafe de acordo com a ABNT?

Segundo as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos as epígrafes são elementos pré-textuais opcionais. A epígrafe pode ser uma frase, um pensamento, um trecho de um poema.

ebook amazon

Assim como as demais partes de um trabalho acadêmico, a epígrafe requer uma formatação padronizada de acordo com as normas da ABNT. Vejamos quais são essas regras.

  • Fonte Arial (tamanho 10) ou fonte times New Roman (tamanho 12);

  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda;

  • Espaço entre linhas deve ser de 1,5;

  • O texto e nome do autor da citação devem estar em itálico;

  • O nome do autor precisa estar alinhado à direita.

Frases famosas para utilizar em teses, dissertações e TCC's

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do espaço, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." Carl Sagan


"Eu prefiro ter perguntas que não podem ser respondidas a ter respostas que não podem ser questionadas". Richard Feynman


“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. Karl Marx “Temos que continuar aprendendo. Temos que estar abertos. E temos que estar prontos para espalhar nosso conhecimento a fim de chegar a uma compreensão mais elevada da realidade.” Thich Nhat Hanh


“Toda a filosofia ocidental não passa de notas de rodapé das páginas de Platão.”

-Alfred North Whitehead.


“Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O tempo só pode ser falado em relação aos fenômenos suscetíveis de mudança, que por serem suscetíveis de mudança são transitórios e impermanentes. “Impermanente’ significa que existe um processo. Se não houver processo de mudança, então não se pode conceber o tempo em primeiro lugar - LAMA


"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana." - Carl Sagan

Na minha dissertação foi "vai me ver com outros olhos, ou com os olhos dos outros?" Lenisk

“Porque cada um, independente das habilitações quet enha, ao menos uma vez na vida fez ou disse coisas muito acima da sua natureza e condição, e se a essas pessoas pudéssemos retirar do cotidiano pardo em que vão perdendo os contornos, ou elas a si próprias se retirassem de malhas e prisões, quantas mais maravilhas seriam capazes de obrar, que pedaços de conhecimento profundo poderiam comunicar, porque cada um de nós sabe infinitamente mais do que julga e cada um dos outros infinitamente mais do que neles aceitamos reconhecer.” José Saramago


"Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (...)A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa"". Papa Francisco"


"nobody said that easy… no one ever said that would be this har" The scientist, Coldplay:


"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos fazemos o nosso mundo."(Buda)"


“A maior parte dos sentimentos habita um terreno onde palavra alguma jamais pisou” Rilke.


"Permita que eu fale não as minhas cicatrizes, se isso é sobre vivência me resumir a sobrevivência é roubar um pouco do bom que vivi" - Emicida


"“O jogo não tem fronteiras porque não as conhece e se propaga

rapidamente como o fogo, superando montanhas, desertos e

bosques; viaja tão puro como a água através de rios e oceanos;

voa como as nuvens pelo ar e se hospeda como a terra em todos

os povos e países.”

Jesús Paredes Ortiz"


"""Se nós tivéssemos escolhido uma posição na vida na qual nós pudéssemos quase que inteiramente trabalhar para a humanidade, nenhum fardo poderia nos derrubar, porque eles são sacrifícios para o benefício de todos; então nós podemos experimentar não uma alegria mesquinha, limitada, egoísta, mas nossa felicidade pertencerá a milhões, nossas ações viverão em silêncio mas perpetuamente no trabalho, e acima de nossas cinzas serão derramadas as lágrimas quentes das pessoas nobres.” Karl Marx"


“I wish all anger could turn into electricity” (Tesla)


"""Abane a cabeça, leitor""- M. De Assis."


“Nós amamos as flores, embora nos reservemos o direito de deitar as árvores abaixo, e não nos aflijamos que o façam sem graça nem utilidade” (SEGAWA, 1996)


"""Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos"". Marrie Currie ??"


"""O ambiente é o que somos em nós mesmos. Nós e o ambiente somos dois processos diferentes; nós somos o ambiente e o ambiente

somos nós."" Jiddu Krishnamurti"


""São nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos"" (ROWLING,

2000).


"A felicidade pode ser encontrada inclusive nos momentos mais escuros; só é preciso se lembrar de acender a luz” (ROWLING, 2000).


"As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil – Prof. Dumbledore” (ROWLING, 2000)."


"“A felicidade pode ser encontrada mesmo

nas horas mais difíceis, se você lembrar

de acender a luz.” Los Hermanos


"""Um homem se humilha Se castram seu sonho Seu sonho é sua vida E vida é trabalho E sem o seu trabalho O homem não tem honra E sem a sua honraS e morre, se mata.."" Gonzaguinha"


"I put my heart and soul into my work

and I have lost my mind in the process" Van Gogh"



"""Dedico esse trabalho à todos os guerreiros, que superam seus limites e se entregam por inteiro.""" Rap do Free Fire


Seja forte e corajoso!

Triste, louca ou má Será qualificada Ela quem recusar Seguir receita tal A receita cultural Do marido, da família Cuida, cuida da rotina Só mesmo, rejeita Bem conhecida receita Quem não sem dores Aceita que tudo deve mudar Que um homem não te define Sua casa não te define Sua carne não te define Você é seu próprio lar

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.” (Rosa Luxemburgo)


"""Ser significa ser para o outro e, através dele, para si. O homem não tem um território interior soberano, está todo e sempre na fronteira, olhando para dentro de si ele olha o outro nos olhos ou com os olhos do outro"" (Mikhail Bakhtin)."


"A minha foi: ""quando pensei que estava aprendendo a viver, estava aprendendo a morrer"" algo assim, de Leonardo da Vinci."


Se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim. Engenheiros do Hawaii



"""Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem."" Clube da Esquina"


"""Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente"" (Henfil)"


"“Existe uma história do povo negro sem o Brasil; mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro” (Januário Garcia)"


"""Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler." Darcy Ribeiro"


“O trabalho é necessário, a segurança importante e a vida é essencial.” Ney juvent


“A paz é impossível, e a guerra improvável” - Raymond Aron


"Nothing contributes so much to tranquilize

the mind as a steady purpose - a point on

which the soul may fix its intellectual eye"

(Mary Shelley)"


“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina)


Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Augusto Cury


Para que a luz brilhe tão intensamente, a escuridão tem de estar presente. Francis Bacon



Por vezes sentimos que aquilo que fazemos é apenas uma gota no oceano. Mas, o oceano seria menor se lhe faltasse uma gota. Madre Teresa de Calcutá


Aceita as surpresas que transformam teus planos, derrubam teus sonhos, dão rumo totalmente diverso ao teu dia e, quem sabe, à tua vida... Não há acaso. Dá liberdade o Pai, para que ele mesmo conduza a trama dos teus dias...D. Hélder Câmara


"É amplamente reconhecido que os filmes refletem também as correntes e atitudes existentes numa determinada sociedade, sua política. O cinema não vive num sublime estado de inocência, sem ser afetado pelo mundo; tem também um conteúdo político consciente ou inconsciente, escondido ou declarado. (Leif Furhammar e Folke Isaksson)"


""" O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem ( Guimarães Rosa)"".


"E a outra foi: "" Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?( Bertold Brecht)"


"""O tradutor é um diplomata sem país a defender."" - Adail Sobral ??"


Na prática nem tudo é consumido na temperatura em que é cozinhado nas acaloradas discussões teóricas. (Otto Peters)


You can’t miss you boat. It’s yours. It stays docked until you’re ready. The only boat you can miss is someone else’s. Let them have theirs while you wait for yours. (Glennon Doyle)


“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” Leonardo da Vinci


""É verdade; o cachorro morreu. Cumpriu sua sentença, encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre."" (Ariano Suassuna)"


"“Haverá um momento em que teremos que escolher entre

o que é fácil e o que é certo” Alvo Dumbledore"


"“[...] tudo o que pedirdes em oração, crendo que o recebeste,

será vosso.”

Marcos 11-24, A Bíblia Sagrada"


Seasons, they will change. Life will make you grow. Dreams will make you cry cry cry. Everything is temporary. Everything will slide. Love will never die die die. (Imagine Dragons)


"""O fato de o senso comum nunca perceber a

presença das classes e da economia moral que

vai determinar o comportamento peculiar de cada classe é o que explica precisamente que a

'determinação social' dos comportamentos individuais seja sistematicamente escondida e

“esquecida”.

Jessé de Souza"



"""Living is worthwhile if one can contribute in some small way to this endless chain of progression"" - Paul Dirac"


“ – No colégio dizem que eu sou um pouco estranho[...]– Pois isso é muito bom. Comece a se preocupar no dia em que disserem que você é normal.” (Carlos Ruiz Zafón)


"""Brasil, meu nego Deixa eu te contar A história que a história não conta O avesso do mesmo lugar Na luta é que a gente se encontra [...]Mulheres, tamoios, mulatos Eu quero um país que não está no retrato"" (Samba-enredo 2019 / Mangueira)"


"""quem gostou bate palma, quem não gostou, paciência"" Tati quebra barraco"


O que é que há, pois, num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem. William Shakespeare


"“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31"


“A vida não é fácil para nenhum de nós. Mas e daí? Nós devemos ter persistência e, acima de tudo, confiança em nós mesmos. Devemos acreditar que somos talentosos em alguma coisa, e que essa coisa, a qualquer custo, deve ser alcançada. ”Marie Curie


""" jamais perca o seu equilíbrio por mais forte que seja o vento da tempestade busque no seu interior o abrigo"" ponto de equilíbrio!"


“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire

""E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar, não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ao chorar. Nesta estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá, o fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar. Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim descolorirá"". Aquela - Toquinho.


“Rir é um ato de resistência“ Paulo Gustavo


"""No começo, pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade"" Chico Mendes ????"


""" o que nós sabemos tem importância, mas quem nós somos importa muito mais "" Brené Brown"


“Nem tão longe que eu não possa ver Nem tão perto que eu possa tocar Nem tão longe que eu não possa crer Que um dia chego lá Nem tão perto que eu possa acreditar Que o dia já chegou” (Engenheiros do Hawaii)


"""Paz se possível, mas verdade a qualquer custo""Martinho Lutero"

"""Bato palma para as travestis que lutam para existir, e a cada dia batalhando conquistar o seu direito de viver, brilhar e arrasar"" Música Mulher da Linn da Quebrada"

"""E é tão bonito quando a gente entende, que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá/ é tão bonito quando a gente entende que nunca está sozinho por mais que pense estar"" Gonzaguinha, Caminhos do Coração"

"""É sempre assim o curso dos fatos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão voltados para outros lugares.""- Elrond. Tolkien."

"""A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."" (Marcel Proust)"

A razão, ou o raccio, de tudo que conhecemos não é o mesmo que será quando conhecermos mais (Thompson, 1981).

"""A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso.” John Ruskin"

“Out of the night that covers me,Black as the pit from pole to pole,I thank whatever gods may be For my unconquerable soul.”(William Ernest Henley)

“No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia.” Goethe

“Nada é tão poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou.” Victor Hugo

"""Não existe saber mais ou saber menos, existem saberes diferentes"". Paulo Freire"

"""A vida é uma sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente"" Hernanes o profeta."

"""Eu ia explodir, eu ia explodir Mas eles não vão ver os meus pedaços por aíEu ia explodir, eu ia explodirMas eles não vão ver os meus pedaços por aí!"" O Rappa"

"""Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.""- Carl Jung"

Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos. Paulo Freire


O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria é com a vida e com os humildes."" Cora Coralina"

"""Eu não quero viver minha vida de novo"" Ramones."

“Aqui tudo parece Que era ainda construção E já é ruína ”Fora de ordem, Caetano Veloso

"""A minha mãe me disse quando eu era jovem Que todos nascemos como superestrelas Não tem nada de errado em amar quem você é Eu estou no caminho certo Eu nasci assim Não se esconda em arrependimento Apenas ame-se e você estará feito Alegre-se e ame-se hoje"". Lady Gaga/Born This Way"

"""Hipótese é uma coisa que não é, mas que a gente finge que é só pra saber como seria se ela fosse"""

""Complicações surgiram, continuaram e foram superadas. "" Capitão Jack Sparrow


""Em planejamento, nunca uma proposição inútil. Em estratégia, nenhum passo dado em vão."" Sun Tzu"

Já podaram seus momentos Desviaram seu destino Seu sorriso de menino Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança Nova aurora a cada dia E há que se cuidar do broto Pra que a vida nos dê flor e fruto - Milton Nascimento

"“Apenas os perdedores acham que os sonhos são impossíveis. Para nós, os sonhos jamais são impossíveis! Quando acreditamos num sonho e lutamos por ele, este se torna realidade. Mas, para isso você precisa de muita coragem.”

(Hyoga de Cisne – Os Cavaleiros do Zodíaco)"

"""Um passo a frente e você já não está no mesmo lugar.''Chico Science"

“It’s the questions we can’t answer that teach us the most. They teach us how to think. If you give a man an answer, all he gains is a little fact. But give him a question and he’ll look for his own answers.”Patrick Rothfuss, The Wise Man’s Fear

"""Viver num mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros.""" Manly P. Hall

"""Pois as asas de um coração sonhador ninguém irá roubar""(Pegasus fantasy - Cavaleiros do Zodíaco)"

Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você. (Jean Paul Sartre)

A vida não é sobre quão duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente.""Rocky Balboa


“So be it the force of self construction, the force of common sense, or the force of nature, all these forces need to be translated into form, and what that form is modelling and shaping is not cement, bricks, or wood. It is life itself.""Alejandro Aravena"


"""O sorriso é a manifestação dos lábios, quando os olhos encontram o que o coração procura. "" Lígia Tomé"

""“Em meu entusiasmo e intensidade sempre levarei as pessoas aos limites de suas capacidades – e isso deve acarretar certo grau de risco. O importante é que o risco seja recompensado quando uma pessoa descobre repentinamente em si mesma algo que não sabia estar lá”.(Sir. George Solti).


""Os livros não são feitos para que alguém acredite neles, mas para serem submetidos à investigação. Quando consideramos um livro, não devemos perguntar o que diz, mas o que significa.” (Umberto Eco)"

"""A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo outros dez""" George Bernard Shaw

"""Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.""Antoine de Saint-Exupéry"

"""Dois problemas se misturam: a verdade do universo e a prestação que vai vencer"" (Raul Seixas)


""Não é de modo algum ocasional que as duas grandes obras da maturidade de Marx que expõem o conjunto da sociedade capitalista e revelam seu caráter fundamental, comecem com a análise da estrutura da mercadoria. Pois não há problema nessa etapa de desenvolvimento da humanidade que, em última análise, não se reporte a essa questão e cuja solução não tenha de ser buscada na solução do enigma da estrutura da mercadoria"" (Lukács),


Time grabs you by the wrist Directs you where to go So make the best of this test And don't ask why It's not a question But a lesson learned in time Green Day"


"À criatura humana assiste o mesmo direito ao livro que ao pão"" Bertha Lutz"

“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.”Paulo Freire

"""[...] estas são algumas das coisas de que átomos de hidrogênio são capazes, depois de 15 bilhões de anos de evolução do cosmos. Esta frase soa como um mito épico, mas é simplesmente a descrição da evolução do cosmos revelada pela ciência de nossa época. E nós, nós que personificamos aqui os olhos, ouvidos, pensamentos e sentimentos do cosmos, começamos finalmente a investigar nossas origens [...]"" Carl Sagan - Cosmos, Episódio 13 – “Quem Pode Salvar a Terra?” "

"""Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.""Reiner Maria Rilke"


"""NÃO ENTRE EM PÂNICO"""Douglas Adams

""Que somo professores e doutores do que não vemos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver!"" ???" Mar Sem Fim de Amir Klink,


""" Entrega o teu caminho ao teu Deus, confia nele, e o mais ele fará"" Salmos 37: 5."

Pragmáticas chamam-se as sanções que emanam propriamente não do direito dos Estados, como leis necessárias, senão da providência do bem-estar geral. (Immanuel Kant)

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” Nelson Mandela

Porque a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada. Cecília Meireles

"""Julgue um homem pelas suas perguntas, não pelas suas respostas."" Voltaire"

“São as perguntas que não sabemos responder que mais nos ensinam. Elas nos ensinam a pensar. Se você dá uma resposta a um homem, tudo o que ele ganha é um fato qualquer.

Mas, se você lhe der uma pergunta, ele procurará suas próprias respostas”. (Patrick Rothfuss)

"“Um círculo não tem início nem fim; mas isso apenas depois que ele já está formado. [...]

Ainda que por vezes pareça difícil, ainda que doa, ainda que fraqueje, percorra o círculo completo. [...]

Todo ciclo um dia irá terminar, é verdade. Mas o que sobrará dentro de você, e o que sobrará de você nesse ciclo, jamais irá se perder. Ou se romper.

Ou se apagar. [...]

Simplesmente percorra o círculo.”

Raphael Draccon, 2010. Dragões de Éter: Círculos de Chuva."


"""Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e as pessoas me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música: A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe: Por favor, cativa-me! Disse ela.((O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupéry))"

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”Madre Teresa de Calcutá

"""Mais valem duas pedras no meio do caminho... do que uma nos rins"" (Marcondes Maia)"

Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permite mandar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)

"""Estou do lado das mulheres que lutam, que vencem, mulheres que perdem, que vacilam, que tombam. Sou mais uma que abraça" Paulina Chiziane


Este post foi construído com a colaboração dos seguidores das páginas Tudo Sobre Pós-Graduação no Facebook e Instagram, que nos enviaram as frases que eles utilizaram como epígrafes em seus trabalhos acadêmicos.




bottom of page