O que é o Fator de Impacto?

Se você está chegando agora em um programa de pós-graduação ou começando uma iniciação científica,  o termo Fator de Impacto (FI) fará parte de sua vida.


Mas o que é o Fator de Impacto?


É uma forma de avaliar o impacto de uma publicação na comunidade científica. Portanto, pode ser utilizado como um indicador na hora da escolha de qual revista publicar, pois quanto maior o impacto da revista, maior as chances do artigo ser lido e citado!


Desde 1972 os FI são calculados anualmente para os periódicos indexados ao Institute for Scientific Information (ISI).


Em termos matemáticos, em um dado ano o FI de um periódico é calculado como o número médio de citações dos artigos que foram publicados durante o biênio anterior.  Por exemplo, o FI de um dado periódico em 2015 pode ser calculado como se segue:


O Fator de Impacto de 2015 = A/B


sendo A = o número de vezes em que os artigos publicados em 2013 e 2014 foram citados por periódicos indexados durante 2015 sendo B = o número total de “itens citáveis” publicados em 2013 e 2014 (“itens citáveis”: geralmente artigos, revisões, resumos de congressos ou notas, não sendo computados editoriais ou cartas ao editor).


Aplicando-se a equação descrita acima, se no tal periódico foram publicados 320 artigos científicos no biênio 2013-2014, e se no ano seguinte estes receberam 920 citações, seu FI em 2015 será 920/320 = 2,875.


Os fatores de impacto de 2015 são publicados em 2016 e, para tal, eles não podem ser calculados até que todas as publicações de 2015 tenham sido recebidas pela agência de indexação.


O FI das revistas podem ser consultados pelo Journal of Citation Reports (JCR).  


Leia também: 7 etapas de um doutorado e Preparando um projeto de pesquisa


  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • whatsapp
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
© 2020 por Tudo Sobre Pós-Graduação

Minas Gerais - Brasil