O que é o Google Classroom?

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps para a área de educação e foi lançado para o público em agosto de 2014, mas ganhou muito destaque em 2020 em consequência da paralisação das atividades escolares presenciais como medida de prevenção ao novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19. Ele permite que os professores criem salas de aula on-line na qual podem gerenciar todos os documentos de que os alunos precisam. Os documentos são armazenados no Google Drive e podem ser editados nos aplicativos do Drive, como Google Docs, Planilhas e assim por diante.


Mas o que separa o Google Classrom da experiência normal do Google Drive é a interface professor / aluno, que o Google projetou pensando a forma como professores e alunos pensam e trabalham.


O que o Google Classroom faz?


O Google Classrom fica entre você e o Google Drive e oferece uma maneira amigável para o professor / aluno gerenciarem os documentos da sala de aula.


Veja o que você pode fazer com o Google Classroom:

  • Crie tarefas: a principal coisa que você, como professor, fará com o Google Classroom é dar tarefas de casa para os alunos. Ao criar uma tarefa, você pode carregar os documentos necessários para os alunos lerem ou trabalharem. Os alunos recebem uma notificação por e-mail sobre a nova tarefa. Os alunos “entregam” as tarefas quando terminam, e você pode avaliar as tarefas.

  • Faça anúncios: se você tiver um anúncio rápido para toda a turma, poderá digitar rapidamente o anúncio, que será enviado por e-mail a todos os alunos da turma.

  • Armazene materiais de sala de aula: os materiais que você adiciona a uma tarefa não são os únicos documentos que você pode armazenar. Você pode armazenar quaisquer outros documentos necessários para os alunos no Google Drive.

  • Permitir que os alunos interajam: os alunos podem comentar tarefas e anúncios, bem como enviar e-mails uns aos outros por meio da interface do Classroom.

Veja o passo a passo sobre como criar uma atividade no Google Classroom clicando na imagem abaixo:

Ao criar documentos para seus alunos, você pode usar aplicativos do Google, como Google Docs e Planilhas, em vez de aplicativos de terceiros. O motivo para isso é que os aplicativos do Google são totalmente integrados ao Google Classroom, ao passo que, com os aplicativos de terceiros, você precisa fazer muitos downloads, conversões e reenvio de documentos. Portanto, quando um aluno abre um Documento Google para trabalhar, as alterações são salvas automaticamente no documento no Google Drive, que você pode avaliar quando concluído, sem ter que baixar ou fazer upload do documento novamente.

Como começar a usar o Google Classroom?


Agora, qualquer pessoa pode usar o Google Classroom, mesmo com uma conta pessoal é possível usar a plataforma para  organizar um projeto educacional e reunir os alunos em uma sala de aula online. Antes, a ferramenta era restrita apenas aos usuários do G Suite for Education ou G Suite Enterprise for Education. Escolas e universidades interessadas na ferramenta ainda devem se inscrevem no G Suite for Education.


Professor: como usar o Google Classroom?


Como outros aplicativos do Google, você precisa de uma conta do Google para usá-lo. Siga as etapas abaixo para configurar uma conta:

1️⃣ Abra um navegador da Web e vá para classroom.google.com. Você deve entrar com uma conta do Google.

2️⃣ Faça login com sua conta Google, caso ainda não tenha feito;

3️⃣ Clique em “Continuar” para configurar o Google Classroom na sua conta;

4️⃣ Escolha “Sou professor”;

5️⃣ No canto superior direito, clique no ícone + para criar uma turma;

6️⃣ Preencha os campos da turma (apenas o primeiro campo é obrigatório) e clique em “Criar”.


A partir deste momento, a sala de aula online do Google Classroom já está pronta para ser usada. É hora de colocar o principal: os alunos.


1️⃣ Na página inicial, abaixo do nome da sala, há o “código da turma”;


2️⃣Compartilhe esse código com os alunos que devem entrar nessa sala de aula.


Outra maneira de convidar os alunos é por meio do endereço de e-mail. Na guia “Pessoas”, clique no ícone para adicionar mais professores ou alunos e digite o endereço de e-mail deles.


Aluno: como usar o Google Classroom?


O aluno que queira participar de uma sala de aula online do Google Classroom também deve ter uma conta Google (e-mail do Gmail). Para entrar na turma, é preciso ou receber o convite via e-mail ou usar o código da sala, informado pelo professor ou administrador.


Caso tenha recebido um código de turma, faça o seguinte:


1️⃣ Abra um navegador da Web e vá para classroom.google.com. Você deve entrar com uma conta do Google.

2️⃣ Faça login com sua conta Google, caso ainda não tenha feito;

3️⃣ Clique em “Continuar” para configurar o Google Classroom na sua conta;

4️⃣ Escolha “Sou aluno”;

5️⃣ No canto superior direito, clique no ícone + e escolha a opção “Participar de uma turma”;

6️⃣ Insira o código recebido.


Fonte: google.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • whatsapp
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
© 2020 por Tudo Sobre Pós-Graduação

Minas Gerais - Brasil