top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

O que um cientista faz?

Você já pensou em ser um cientista?


Provavelmente, em algum momento da vida todo mundo já pensou, principalmente após assistir filmes sobre o tema, tais como “Nas Montanhas dos Gorilas”, “Uma Mente Brilhante”, “A Teoria de Tudo”, “O Jogo da Imitação”, além de comédias do tipo “De volta para o futuro”, “Querida, Encolhi as Crianças”, “Dr. Dolittle”, entre outros. O que pouca gente sabe é o que de fato um cientista faz.


A primeira coisa a saber é que no Brasil não existe a profissão de cientista. Óóóóó!


Isso mesmo, no nosso país quem trabalha com ciência é um pesquisador, e este termo é muito mais amplo do que aquela figura do nosso imaginário de um sujeito meio maluquinho, de jaleco branco e vidros coloridos na mão, dentro de um laboratório.


No geral a formação necessária é longa, além da graduação é necessário fazer mestrado e também doutorado. Paralelamente é preciso realizar projetos de pesquisa na área escolhida, participar de congressos científicos e publicar os resultados estudados.


A principal função dos cientistas é a de realizar pesquisas, que podem ser teóricas e/ou experimentais, com a finalidade de alcançar uma compreensão mais clara de um determinado objeto de pesquisa.


isso tudo pode ser realizado nos mais diversos ambientes, como laboratórios, bibliotecas florestas, mares, ruas, etc. Para isso ele irá observar um fato, coletar dados, levantar um questionamento, formular hipóteses, realizar experimentos monitorados, avaliar seus resultados e elaborar as conclusões.


O cientista pode atuar em laboratórios farmacêuticos, cosméticos e industriais. Também pode atuar como pesquisador em universidades e instituições de pesquisas públicas ou privadas. Ou seja, o ambiente de realização das pesquisas é infinito e o leque de atuação bastante amplo.


Ficou curioso? Saiba mais nos links abaixo.

Fontes:



bottom of page