top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

O que é, e o que não é, normal numa pós-graduação

A pós-graduação stricto sensu é uma etapa bastante intensa da vida acadêmica.

Essa intensidade ocorre porque você terá que trabalhar muito para obter e tratar dados, ler muito, estudar muito, escrever muito e o tempo para tudo isso é cronometrado.

Ao final do processo, será a sua contribuição para sua área do conhecimento. Isso não é pouco, trás responsabilidades, consequências, e obviamente, dificuldades surgirão.

Este é o contexto de uma pós-graduação.

Cada pessoa lida de uma forma com o percurso a ser percorrido, da aprovação no processo seletivo, até a defesa do mestrado ou doutorado!

Além do fato de reagirem de formas distintas, muitas pessoas tem normatizado situações que não deveriam ser encaradas como normais.

Não é normal você chorar na frente do computador fazendo um trabalho! Não é normal você ter crise de ansiedade! Não é normal você ter medo de conversar com seu orientador! Não é normal você se sentir inferior aos seus colegas! Não é normal você chorar lendo um artigo! Não é normal você sentir culpa por dormir! Não é normal você abandonar sua rotina de lazer! Não é normal você sentir vontade de não ir faculdade! Não é normal você não ter tempo de cuidar da sua saúde! Não é normal você ser humilhado ao fazer uma pergunta! Não é normal você não ter tempo de visitar seus familiares e amigos!

Enfim, são inúmeras as situações que não são normais, mas que se você conversar com qualquer pós-graduando, ele vai te dizer algo do tipo "relaxa, isso é normal, vai passar, eu já me senti assim"!

Uma pós-graduação é difícil? Sim, bastante difícil, mas precisamos começar a dissociar o que são dificuldades normais,  do que são situações insalubres!


Precisa melhorar seu inglês? Curso de Inglês - 150 Textos em Inglês


Nós temos uma parceria com o Hotel Urbano na qual você pode conseguir descontos especiais em pacotes de viagens que incluem aéreo + transfer + hotel + passeios. Confira clicando na imagem.


bottom of page