top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

O que é uma hipótese?

Uma hipótese é uma explicação proposta para uma observação. A definição depende do assunto. Na ciência, uma hipótese faz parte do método científico. É uma previsão ou explicação que é testada por um experimento. Observações e experimentos podem refutar uma hipótese científica, mas nunca podem prová-la inteiramente .


No estudo da lógica, uma hipótese é uma proposição "se / então", tipicamente escrita na forma "Se X , então Y ". No uso comum, uma hipótese é simplesmente uma explicação ou previsão proposta, que pode ou não ser testada.


Escrevendo uma Hipótese

A maioria das hipóteses científicas é proposta no formato "se / então" porque é fácil projetar um experimento para ver se existe ou não uma relação de causa e efeito entre a variável independente e a variável dependente . A hipótese é escrita como uma previsão do resultado do experimento.


Hipótese nula e hipótese alternativa

Estatisticamente, é mais fácil mostrar que não há relacionamento entre duas variáveis ​​do que apoiar sua conexão. Portanto, os cientistas costumam propor a hipótese nula . A hipótese nula assume que a alteração da variável independente não terá efeito sobre a variável dependente.


Em contraste, a hipótese alternativa sugere que a alteração da variável independente terá um efeito na variável dependente. Projetar um experimento para testar essa hipótese pode ser mais complicado porque há muitas maneiras de estabelecer uma hipótese alternativa.


Por exemplo, considere uma possível relação entre ter uma boa noite de sono e tirar boas notas. A hipótese nula pode ser afirmada: "O número de horas de sono que os alunos obtêm não está relacionado às suas notas" ou "Não há correlação entre as horas de sono e as notas."


Um experimento para testar essa hipótese pode envolver a coleta de dados, registro de horas médias de sono para cada aluno e notas. Se um aluno que dorme oito horas geralmente se sai melhor do que os que dormem quatro horas ou dez horas de sono, a hipótese pode ser rejeitada.


Mas a hipótese alternativa é mais difícil de propor e testar. A afirmação mais geral seria: "A quantidade de sono que os alunos tem afetam suas notas." A hipótese também pode ser declarada como "Se você dormir mais, suas notas vão melhorar" ou "Os alunos que dormem nove horas têm notas melhores do que aqueles que dormem mais ou menos."


Em um experimento, você pode coletar os mesmos dados, mas é menos provável que a análise estatística forneça um limite de confiança alto.


Normalmente, um cientista começa com a hipótese nula. A partir daí, pode ser possível propor e testar uma hipótese alternativa, para estreitar a relação entre as variáveis.


Exemplo de uma hipótese

Exemplos de uma hipótese incluem:


  • Se você deixar cair uma pedra e uma pena, (então) elas cairão na mesma proporção.

  • As plantas precisam da luz solar para viver. (se tem luz solar, então tem vida)

  • Comer açúcar lhe dá energia. (se tem açúcar, então tem energia)


Hipótese Versus Teoria

Embora no uso comum os termos hipótese e teoria sejam usados ​​alternadamente, as duas palavras significam algo diferente um do outro na ciência. Como uma hipótese, uma teoria é testável e pode ser usada para fazer previsões. No entanto, uma teoria foi testada usando o método científico muitas vezes. O teste de uma hipótese pode, com o tempo, levar à formulação de uma teoria.


Esse artigo foi escrito originalmente em :https://www.thoughtco.com/what-is-a-hypothesis-609092


bottom of page