top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Pós-doutorado é a mesma coisa que PhD?

Não, pós-doutorado e PhD são programas acadêmicos distintos. Um PhD é o mais alto grau acadêmico concedido em muitos campos de estudo e geralmente é concluído em três a seis anos em tempo integral, dependendo do campo de estudo e do país onde é realizado.


Durante um programa de PhD, o estudante realiza pesquisas originais em sua área de estudo sob a supervisão de um orientador ou equipe de orientadores, culminando em uma dissertação ou tese defendida perante um comitê de examinadores.


Já um pós-doutorado é um período de pesquisa e treinamento realizado após a conclusão do PhD. O pós-doutorado é uma etapa adicional de treinamento acadêmico que tem como objetivo aprimorar as habilidades de pesquisa do estudante, ampliar sua experiência em sua área de estudo e aumentar sua rede de contatos acadêmicos. O pós-doutorado pode durar de alguns meses a vários anos, dependendo do projeto de pesquisa e do financiamento disponível.


Embora os titulares de PhD possam realizar um pós-doutorado, o pós-doutorado não é um pré-requisito para a conclusão de um PhD. Eles são programas acadêmicos distintos com objetivos e prazos diferentes.


DOUTORADO X PHD


Um doutorado é o mais alto grau acadêmico concedido em muitos campos de estudo. É também conhecido como PhD (Doctor of Philosophy) em muitos países. Um doutorado é uma qualificação altamente respeitada e reconhecida internacionalmente, que geralmente leva de três a seis anos para ser concluída em tempo integral, dependendo do campo de estudo.


Durante um programa de doutorado, os estudantes realizam pesquisas originais e avançadas em sua área de estudo sob a supervisão de um orientador ou equipe de orientadores. O objetivo da pesquisa é fazer uma contribuição significativa para o conhecimento existente em seu campo. O processo de pesquisa pode incluir a coleta e análise de dados, experimentos, observações, estudos de caso e revisões da literatura.


Além disso, os estudantes de doutorado geralmente precisam completar uma série de cursos avançados em sua área de estudo, além de apresentar e defender uma tese ou dissertação que resuma sua pesquisa original e contribuição para o conhecimento do campo.


Os titulares de doutorado têm muitas opções de carreira, incluindo a possibilidade de trabalhar em universidades e faculdades, empresas de pesquisa e desenvolvimento, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos.


CLIQUE EM SAIBA MAIS


Comments


bottom of page