top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Pesquisa e coleta de dados: tipos de pesquisa de doutorado

Uma vez que você tenha realizado a sua revisão da literatura, você  passará da parte de estudos para coleta de dados.


Isso não significa que você não lerá outros artigos acadêmicos ou consultará os dados de outras pessoas novamente. Longe disso. Você vai se manter atualizado com quaisquer novos desenvolvimentos em seu campo e irá incorporá-los em sua revisão da literatura, se necessário.


Mas, daqui em diante, seu foco principal será investigar seu próprio objeto de pesquisa. Isso significa realizar uma pesquisa organizada e produzir resultados sobre os quais se baseará as suas conclusões.


Tipos de pesquisa de doutorado


O processo de pesquisa e o tipo de resultados que você coletar dependerá da sua área de estudo:


Em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática você vai se concentrar em projetar experiências, obter dados e analisar os seus resultados. Isso geralmente significa montar e gerenciar conjuntos de dados numéricos complexos – às vezes em colaboração com o resto do seu laboratório ou grupos parceiros.


Em disciplinas de Ciências Sociais você estará mais focado na elaboração de pesquisas ou na realização de estudos de caso. Estes produzirão dados quantitativos ou qualitativos, dependendo da natureza do seu trabalho.


Nas disciplinas de Artes e Humanidades , muitas vezes você terá menos dados brutos, mas isso não significa que você não estará trabalhando com informações concretas“duras”. Você analisará textos, fontes e outros materiais de acordo com uma metodologia aceita e refletirá sobre o significado de suas descobertas.


Seja qual for o assunto em que você esteja, este trabalho de pesquisa será responsável pela maior parte de seu doutorado. Você vai ter reuniões regulares com seu supervisor, mas a gestão do dia-a-dia do seu projeto e seu progresso será de sua própria responsabilidade.


Em alguns campos, é comum começar a escrever suas descobertas enquanto as obtêm, desenvolvendo sua tese, completando seu manuscrito capítulo por capítulo. Em outros casos, você esperará até ter um conjunto de dados completos antes de revisar e registrar suas conclusões.



PS: este post é uma continuação de 7 etapas de um doutorado






bottom of page