top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Pesquisa sobre a relação entre orientador e orientando

Para os pós-graduandos, o relacionamento com os seus orientadores pode alavancar ou atrapalhar suas carreiras acadêmicas. A responsabilidade por um relacionamento positivo e estimulante deve recair em grande parte sobre o orientador. Ao mesmo tempo, eles geralmente estão sobrecarregados e têm suas próprias prioridades, que podem não corresponder perfeitamente às de seu alunos. E mesmo os orientadores mais bem-intencionados podem, às vezes, deixar passar necessidades emergentes ou específicas de seus orientandos.


A relação entre orientadores e orientandos vem sendo debatida há muito tempo, além de ser fonte para vários tipos de estudos. No artigo "O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos" as autoras definem a relação entre orientador e orientando, assim:


"A orientação acadêmica é uma relação pedagógica que se estabelece entre orientando e orientador. Trata-se de uma relação que, apesar de resguardar características gerais por ser dinâmica e envolver pessoas, cada uma com suas subjetividades, se estabelecerá em níveis diferenciados entre o orientador e o orientando, pois ambos possuem características pessoais e profissionais diferenciadas.


Vale ressaltar que tal subjetividade implica momentos de tensão, de conflito, de equilíbrio, de harmonia, dependendo da sintonia entre os atores envolvidos. Nesse sentido, o respeito às diferenças torna-se uma condição fundamental para a qualidade da relação, para o sucesso do trabalho e para a superação de conflitos que possam se apresentar no decorrer do processo.


Esta relação deve ser pautada em um compromisso no qual orientador e orientando têm direitos e deveres a serem respeitados. Assim, cada um tem um papel a ser desempenhado"


Buscando melhorar a nossa compreensão sobre esse tema, criamos um pequeno questionário, com 8 perguntas, para saber como é a sua relação com o seu orientador. O questionário é anônimo e será utilizado apenas internamente.


Caso queira contribuir com a sua experiência, clique no botão abaixo:


Fontes:

How to get what you need from your Ph.D. or postdoc supervisor - https://www.science.org/content/article/how-get-what-you-need-your-phd-or-postdoc-supervisor?fbclid=IwAR2MunG4PX-NUCQW1_6AhUy1mMGodYZ8825hdXXa0URVoS398C0I4JbS1Zk

O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos - file:///C:/Users/Usuario/Downloads/admin,+8079-28140-1-CE%20(1).pdf


bottom of page