• Tudo Sobre Pós-graduação

Quais são as diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu

Num mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado, uma ótima opção de qualificação são os cursos de pós-graduação. Mas, quais são as diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu?


Pós-graduação lato sensu significa “em sentido amplo”, compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores, independente da área, e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.


Normalmente, a pós-graduação é escolhida por aqueles que já trabalham, seja para auxiliar na sua profissão, no seu emprego atual ou para buscar novas oportunidades (reposicionamento do mercado de trabalho).


Pós-graduações stricto sensu significa “em sentido limitado”, compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma. Os alunos que optam por fazer um mestrado e/ou um doutorado, são aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas, atuando em projetos pesquisas ou ambos.


Uma outra modalidade de pós-graduação stricto sensu é o Mestrado Profissional (MP), voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Os alunos que optam por fazer um mestrado e um doutorado, são aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas ou atuando em projetos, pesquisas, etc. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.


Portanto, principal diferença ao final dos cursos é que especialização (lato sensu) não fornece um título acadêmico, fornece apenas o grau de especialista, enquanto que o título acadêmico somente é obtido por quem faz mestrado (Mestre) ou doutorado (Doutor), ou seja, pós-graduação stricto sensu.