top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Qual a diferença entre TCC e Monografia segundo a ABNT?

Monografia e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) são trabalhos acadêmicos exigidos pelas instituições de ensino, geralmente ao final de um curso de graduação ou pós-graduação.


Embora possam ser pedidos por algum professor ao final de uma disciplina, aqui, estaremos pensando especificamente na conclusão de um curso.


Trabalhos acadêmicos, segundo a ABNT, são documentos que apresentam os resultados de um trabalho científico. Todos os trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil (teses, dissertações, TCC's, monografias e outros) devem seguir as normas da NBR 14724/2011, além de outras normas complementares.


Apesar de parecerem sinônimos e relacionados entre si, existem diferenças entre os TCC's e as monografias.


Etimologicamente, a palavra "monografia" vem do grego monos, que significa "única", e graphein, que quer dizer "escrita".


Ou seja, "monografia" significa literalmente "escrita única", mas que é compreendida academicamente como um tipo de trabalho escrito que está relacionado com a unicidade de um problema; um único contexto sobre determinada área do conhecimento.


Então, tecnicamente, teses, dissertações e TCC's podem ser considerados como sendo monografias, uma vez que estamos redigindo naqueles documentos, nossas leituras, percepções, resultados e conclusões sobre um determinado tema.


No entanto, nem sempre o Trabalho de Conclusão de Curso será uma monografia, pois cada instituição de ensino estabelece quais serão seus critérios avaliativos, sendo assim, este trabalho poderá ser um seminário, um artigo científico, um projeto audiovisual, um trabalho social em grupo, enfim, são infinitas as possibilidades para se estabelecer o que será considerado um TCC.


Resumidamente, para fixarmos as diferenças entre Monografia e TCC.


Monografia: trabalho acadêmico, redigido, com caráter científico e que deve ser padronizado pelas normas da ABNT.


TCC: trabalho acadêmico cujo as regras sobre quais serão suas características é estabelecido por cada instituição.


Por fim, é preciso dizer que tanto o TCC quanto a monografia geralmente são finalizados com uma apresentação pública, destinado à uma banca composta por professores e/ou especialista no tema do trabalho. Esta apresentação tem um tempo variável e normalmente precede uma etapa de arguição realizada pela banca.


Está com dificuldades de fazer o seu o trabalho de conclusão de curso? Acesse o TCC SEM DRAMA com o professor Amilton Quintela.



Fontes:

1 - TCC SEM DRAMA: Como Fazer TCC mais Rápido e Fácil

2 - Qual a diferença entre TCC e monografia?

3 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE MONOGRAFIA, TCC E ARTIGO CIENTÍFICO?

4 - ABNT - NBR 14724/2011.






Comments


bottom of page