top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Revisão da literatura

A revisão da literatura  normalmente é a primeira coisa que você vai enfrentar depois de começar seu doutorado e ter uma reunião inicial com o seu orientador.


Assim como o grau de PhD (Doutor da Filosofia) não é restrito a estudantes de Filosofia, sua revisão de literatura não exige que você estude Literatura da Língua Portuguesa (a menos que você esteja, de fato, completando um PhD em Literatura da Língua Portuguesa).


Em vez disso, é um levantamento completo do trabalho em seu campo (a “literatura” acadêmica atual ) que se relaciona ao seu projeto ou a tópicos relacionados.


Seu supervisor irá oferecer alguns conselhos e orientações, após o que você vai identificar, examinar e avaliar os dados existentes e o conhecimento envolvido.


O objetivo será o de ver como esse trabalho poderá auxiliar na sua própria pesquisa: se inclui resultados que você precisa levar em consideração, se apresenta metodologias úteis para incorporar, ou até mesmo, se  chega a conclusões que você pretende “refutar”.


Considerando que a maior parte de um PhD envolve pesquisa original, a revisão da literatura é onde você demonstra habilidades no seu campo do conhecimento. Você vai demonstrar que você compreende o estado atual de seu campo em um nível avançado e, portanto, é capaz de oferecer uma nova contribuição para ele através de seu PhD.


Na maioria dos casos, a revisão da literatura fará parte de sua dissertação de doutorado final – geralmente ela configura o contexto para o projeto, antes de começar a explicar e demonstrar a sua própria tese.


Pesquisa e conhecimento: são partes importantes de um doutorado. Mas eles não são a mesma coisa – e é útil saber a diferença. A pesquisa é o trabalho original que você produz com sua tese. Conhecimento é a compreensão especializada de seu tema, é o que  permite que você realize pesquisas valiosas.



bottom of page