• Tudo Sobre Pós-graduação

33 opções para conseguir uma bolsa de estudos no Brasil

Bolsas de estudos e pesquisas são auxílios e aportes financeiros que auxiliam os alunos a se manterem nos seus estudos. Existem diversos tipos de bolsas e elas variam de instituição para instituição.


As bolsas acadêmicas são recursos financeiros pagos pelas agências de fomento como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as FAP's (Fundações de Apoio a Pesquisa), sendo que as 2 primeiras são agências federais enquanto as FAP's pertencem aos estados. Além disso, existem instituições ligadas ao setor privado que também oferecem ótimas oportunidades de bolsas de estudos.


Essas bolsas geralmente são destinadas aos alunos com excelente desempenho acadêmico, porém, independentemente da sua situação, vale a pena se informar e tentar ter acesso a alguma fonte de financiamento.


Veja a lista de instituições que oferecem bolsas de estudos no Brasil. Estude cada uma das opções com atenção e escolha a melhor opção para você.


Oportunidades de bolsas de estudos no Brasil


1 - CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

https://www.capes.gov.br/

2 - CNPQ

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

http://www.cnpq.br/


3 - FACEPE

Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

http://www.facepe.br/


4 - FAPAC

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre

http://www.fapac.ac.gov.br/


5 - FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal