top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

35 prompts do ChatGPT que podem ser utilizados por professores

O ChatGPT é um modelo de linguagem avançado baseado na tecnologia de inteligência artificial, mais especificamente, no GPT (Generative Pre-trained Transformer) desenvolvido pela OpenAI. Ele é capaz de responder perguntas e gerar respostas coerentes e naturais, assim como um ser humano, graças a seu treinamento em grandes quantidades de dados de linguagem natural.


Professores podem usar o ChatGPT como uma ferramenta para ajudar no processo de ensino e aprendizagem de diversas maneiras. Por exemplo, podem utilizá-lo para explicar conceitos complexos aos alunos, inserindo perguntas difíceis e obtendo respostas simplificadas para serem usadas em sala de aula. Além disso, o ChatGPT pode ser usado pelos professores para melhorar sua própria compreensão de um determinado tópico, gerando respostas claras e concisas a perguntas específicas.


Outra forma de utilização do ChatGPT é na criação de exercícios de prática para os alunos.




Veja aqui uma lista de prompts do ChatGPT que podem ser utilizados em sala de aula para estimular a curiosidade e o aprendizado dos estudantes:

  1. Crie uma lista de 5 tipos de dados que os professores podem coletar para monitorar o aprendizado e o progresso dos alunos.

  2. Crie um questionário com 5 questões de múltipla escolha que avaliam a compreensão dos alunos sobre [o conceito que está sendo ensinado].

  3. Gere uma lista de etapas específicas e acionáveis ​​que um aluno pode seguir para melhorar seu desempenho em [assunto/tarefa].

  4. Crie um esboço de lição para uma lição sobre [conceito sendo ensinado] que inclua objetivos de aprendizagem, atividades criativas e critérios de sucesso.

  5. Crie uma lista de 5 estratégias de ensino que podem ser usadas para envolver e desafiar alunos de diferentes níveis de habilidade em uma aula sobre [conceito sendo ensinado].

  6. Crie uma lista de atividades interativas em sala de aula para [conceito sendo ensinado].

  7. Crie um esquema de notas para avaliar a escrita do aluno de acordo com o [conceito que está sendo ensinado].

  8. Preciso de ajuda para desenvolver um plano de aula sobre fontes de energia renováveis ​​para alunos do ensino médio.

  9. Como ensinar habilidades de comunicação eficazes aos alunos?

  10. Crie um jogo educativo que ajude os alunos a praticar as habilidades de resolução de problemas.

  11. Projete uma aula interdisciplinar que combine habilidades de matemática e ciências para resolver um problema do mundo real.

  12. Como integrar a tecnologia na sala de aula de maneira eficaz?

  13. Crie uma lista de atividades criativas para envolver os alunos em uma lição de literatura.

  14. Como ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas?

  15. Quais estratégias podem ser usadas para lidar com alunos desmotivados em sala de aula?

  16. Elaborar um roteiro para produção de um vídeo educativo sobre um determinado tema, incluindo a definição do público-alvo, objetivos, recursos necessários e roteiro propriamente dito.

  17. Criar uma lista de exercícios para fixação de conteúdo sobre um determinado tema, considerando diferentes níveis de dificuldade e formatos de questões.

  18. Elaborar um plano de aula para uma aula online síncrona, incluindo atividades, recursos multimídia e estratégias para engajamento dos alunos.

  19. Desenvolver um projeto interdisciplinar envolvendo duas ou mais disciplinas, com objetivos, atividades e avaliação.

  20. Criar uma atividade de gamificação para motivar os alunos na aprendizagem de um determinado conteúdo, incluindo regras, objetivos e premiações.

  21. Elaborar uma proposta de atividade de pesquisa para aprofundamento de um tema, incluindo orientações para coleta de dados, análise e apresentação dos resultados.

  22. Criar um guia de estudo para preparação de uma prova, incluindo tópicos importantes, exemplos e exercícios práticos.

  23. Desenvolver um projeto de leitura para incentivar o hábito de leitura entre os alunos, incluindo sugestões de livros, atividades e avaliação.

  24. Criar um modelo de relatório de acompanhamento de desempenho dos alunos, incluindo indicadores de progresso e pontos de melhoria.

  25. Elaborar um plano de ação para intervenção pedagógica em casos de dificuldades de aprendizagem, considerando diferentes estratégias e recursos disponíveis.

  26. Elaborar um projeto de extensão para aproximar a escola da comunidade, incluindo ações, objetivos e avaliação.

  27. Criar um plano de atividades para a semana pedagógica, considerando diferentes temas relevantes para a formação docente.

  28. Desenvolver uma proposta de atividade para trabalhar a resolução de conflitos em sala de aula, incluindo estratégias para mediação.

  29. Criar um modelo de planejamento semanal de aulas, considerando diferentes atividades, recursos e estratégias de avaliação.

  30. Elaborar um projeto para a criação de um laboratório de informática educativa na escola, incluindo recursos, objetivos e avaliação.

  31. Criar um modelo de diário de bordo para registro de atividades e reflexões sobre a prática pedagógica, incluindo estratégias de autoavaliação.

  32. Desenvolver uma proposta de atividade para trabalhar a educação financeira com os alunos, considerando diferentes estratégias e recursos.

  33. Criar um modelo de atividade para trabalhar a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento, incluindo objetivos e avaliação.

  34. Desenvolver uma proposta de atividade para trabalhar a oralidade em sala de aula, incluindo estratégias para preparação e apresentação de apresentações.

  35. Criar um modelo de relatório de gestão escolar, incluindo indicadores de desempenho, avaliação e planejamento de ações para melhoria contínua.


IMPORTANTE: O ChatGPT é uma ferramenta poderosa que pode gerar uma variedade de respostas para uma ampla gama de tópicos e perguntas. No entanto, é importante lembrar que o ChatGPT é uma máquina e, embora possa fornecer respostas úteis e relevantes, sua capacidade de fornecer informações precisas e completas depende de sua programação e do conjunto de dados em que foi treinado.


Portanto, embora o ChatGPT possa fornecer respostas úteis e relevantes para a maioria dos tópicos, é importante lembrar que ele pode ter limitações em algumas áreas e que as respostas geradas devem ser interpretadas e verificadas por um profissional com experiência e conhecimento no assunto. Além disso, o ChatGPT não deve ser usado como a única fonte de informação, mas sim como uma ferramenta para complementar e aprimorar o conhecimento e as habilidades dos professores.


bottom of page