• Tudo Sobre Pós-graduação

Como usar o Google Acadêmico para pesquisar artigos científicos?

O que é Google Acadêmico?


O Google Acadêmico ou Google Scholar é uma ferramenta de pesquisa gratuita que funciona como um repositório de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros, ou seja, pode ser considerado como a versão acadêmica do Google. Em vez de pesquisar todas as informações indexadas na web, ele pesquisa arquivos diretamente de editoras, universidades ou sites acadêmicos.


Geralmente, esse é um subconjunto menor se comparado com a totalidade dos resultados pesquisado pelo Google. Tudo é feito automaticamente, mas a maioria dos resultados de uma pesquisa tendem a ser de fontes acadêmicas confiáveis.


No entanto, o Google também é menos cuidadoso com o que inclui nos resultados de pesquisa do que bancos de dados acadêmicos baseados em assinaturas, como Scopus e Web of Science , portanto, vale a pena fazer sua própria avaliação da credibilidade dos recursos vinculados por meio do Google Acadêmico.


Como usar o google acadêmico?


Acompanhe este post até o final que nós vamos te mostrar como funciona e como pesquisar artigos no Google Acadêmico.


Tela de boas-vindas do Google Acadêmico

Se você estiver conectado com seu perfil do Google Acadêmico verá uma lista de artigos recomendados


Por que é melhor utilizar o Google Acadêmico do que o Google "normal" para encontrar trabalhos de pesquisas acadêmicas?


Todos nós usamos o Google para nossas pesquisas diárias na Internet, então por que devemos mudar para o Google Acadêmico?


Uma vantagem de usar o Google Acadêmico é que a interface é confortável e familiar para qualquer pessoa que usa o Google. Isso diminui a curva de aprendizagem no momento de encontrar as informações procuradas . Existem várias diferenças úteis em relação a uma pesquisa regular do Google, como:


a opção de copiar uma citação formatada em diferentes estilos, incluindo MLA (Modern Language Association), APA (American Psychological Association) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

exportar dados bibliográficos (BibTeX, RIS) para usar em softwares de gerenciamento de referências


links que permitem explorar quais outros trabalhos citaram os trabalhos listados

links que permitem encontrar facilmente versões de texto completo do artigo


Embora seja gratuito para pesquisar no Google Acadêmico, a maior parte do conteúdo não está disponível gratuitamente, mas o Google faz o possível para encontrar cópias de artigos restritos em repositórios públicos que geralmente contêm rascunhos anteriores (preprints). Se você estiver numa universidade ou instituição de pesquisa, também pode criar uma configuração para destacar itens que estejam disponíveis por meio de assinaturas de sua instituição.


A página de resultados do Google Acadêmico


Como pesquisar no Google Acadêmico é tão simples quanto pesquisar no Google, é melhor começar imediatamente e tentar.

Página de resultados do Google Acadêmico

Resultados de pesquisa do Google Acadêmico usando as palavras-chave "machine learning"


A página de resultados da pesquisa é, no entanto, diferente e vale a pena estar familiarizado com as diferentes informações que são apresentadas.


As duas primeiras linhas de cada resultado fornecem o título do documento (por exemplo, de um artigo, livro, capítulo ou relatório). A segunda linha fornece as informações bibliográficas sobre o documento, pela ordem: autor (es), periódico ou livro em que aparece, ano de publicação e editora.


Ao clicar no link do título o levará à página da editora, onde poderá acessar mais informações sobre o documento, incluindo o resumo e opções para baixar o PDF do documento.

Interpretando os resultados da pesquisa no Google Acadêmico

Para alguns resultados o Google Acadêmico fornece um link direto para o texto completo disponível publicamente como é o caso do resultado [PDF] stanford.edu que aparece no canto superior direito da figura acima. Observe que não é garantido que seja a versão definitiva do artigo que foi publicada na revista.


Na última linha você pode encontrar vários links úteis. O primeiro deles é o link Citado por que mostrará outros artigos que citaram esta fonte. Esse é um recurso muito útil que pode ajudá-lo de várias maneiras. Em primeiro lugar, é uma boa maneira de rastrear as pesquisas mais recentes que fizeram referência a este artigo e, em segundo lugar, o fato de que outras pesquisas citaram este documento atestam maior credibilidade a ele.

Google Acadêmico - Artigos Relacionados

O link Todas as Versões exibirá outras versões do artigo ou outras bases de dados onde o artigo pode ser encontrado, algumas das quais podem oferecer acesso gratuito ao artigo.


Clicar no ícone em formato de aspas (") exibirá um pop-up com formatos de citação comumente usados, como MLA, APA, Chicago, Harvard e Vancouver, NBR 6023 que podem ser copiados e colados.


Google Acadêmico - Tipos de Citação

Observe, no entanto, que os dados de citação do Google Acadêmico às vezes são incompletos e, portanto, geralmente é uma boa ideia verificar esses dados na fonte - ou seja, seguindo o link do título para o site dos editores.


O pop-up "citar" também inclui links para exportar os dados de citação como arquivos BibTex, EndNote, RIS, RefMan e RefWorks que pode ser importado para qualquer gerenciador de referência.


A Função “Minha Biblioteca” do Google Acadêmico


Usuários logados na ferramenta têm o benefício de criar uma biblioteca própria apenas com conteúdos de seu interesse.

Assim, você consegue salvar conteúdos para serem lidos depois, por exemplo. Para salvar um artigo, basta clicar no ícone de “estrela” que fica abaixo de cada artigo. 


Google Acadêmico - Minha Biblioteca

Alguns artigos são disponibilizados também na versão PDF.

Depois, é só acessar o material na biblioteca, que fica no menu superior do lado esquerdo (aqueles três tracinhos do lado esquerdo superior da tela).


Todos os resultados da pesquisa incluem um botão “Salvar” no final da linha inferior de links, clicar nele irá adicioná-lo à sua "Minha Biblioteca".

Para ajudá-lo a fornecer alguma estrutura, você pode criar e aplicar rótulos aos itens em sua biblioteca.


Google Acadêmico - Rótulos

Rótulos anexados aparecerão no final dos títulos dos artigos. Por exemplo, o seguinte artigo recebeu um rótulo "machine learning".


Dicas para melhorar os resultados da sua pesquisa


1️⃣ As pesquisas do Google Acadêmico não diferenciam letras maiúsculas de minúsculas. Isso significa que uma pesquisa por "machine learning" produzirá os mesmos resultados que uma pesquisa por "Machine Learning".


2️⃣ Use palavras-chave em vez de frases completas . Digamos que seu tópico de pesquisa seja sobre carros autônomos. Para uma pesquisa regular no Google, podemos inserir algo como "qual é o estado atual da tecnologia usada para carros autônomos". No Google Acadêmico, você verá resultados abaixo do ideal para esta consulta . O truque é criar uma lista de palavras-chave e realizar pesquisas por elas, como carros autônomos, veículos autônomos ou carros sem motorista. O Google Acadêmico irá ajudá-lo nisso: se você começar a digitar no campo de pesquisa, verá consultas relacionadas sugerida pelo próprio Google Acadêmico!


3️⃣ Use aspas para pesquisar uma correspondência exata . Se você colocar sua frase de pesquisa entre aspas, poderá pesquisar correspondências exatas dessa frase no título e no corpo do texto do documento. Sem aspas, o Google Acadêmico tratará cada palavra separadamente. Isso significa que se você pesquisar parques nacionais , as palavras não aparecerão necessariamente juntas. Palavras agrupadas e frases exatas devem ser colocadas entre aspas.


4️⃣ Adicione o ano à frase de pesquisa para obter artigos publicados em um determinado ano . Uma pesquisa usando, por exemplo , Covid-19 2020 , retornará artigos ou livros publicados em 2020.


5️⃣ Use os controles da barra lateral para ajustar o resultado da pesquisa . Usando as opções no painel esquerdo, você pode restringir ainda mais os resultados da pesquisa, limitando os anos cobertos pela pesquisa, a inclusão ou exclusão de patentes, e você pode classificar os resultados por relevância ou por data.


6️⃣ Use o operador booleano para controlar melhor suas pesquisas . As pesquisas não diferenciam maiúsculas de minúsculas, no entanto, há vários operadores booleanos que você pode usar para melhorar a sua pesquisa.


AND - requer que ambas as palavras ou frases de cada lado estejam em algum lugar do registro.


NOT - pode ser colocado na frente de uma palavra ou frases para excluir resultados que as incluam.


OR - dará peso igual aos resultados que correspondem a apenas uma das palavras ou frases em cada lado.


Pesquisa Avançada


Você pode obter um controle ainda mais refinado sobre sua pesquisa usando o recurso de pesquisa avançada. Ao clicar nas 3 barrinhas no canto superior esquerdo abrirá uma aba com várias opções, dentre elas a de Pesquisa Avançada.


Google Acadêmico - Pesquisa Avançada

As ferramentas de pesquisa avançada podem fornecer controles adicionais sobre a pesquisa para ajudá-lo restringir em resultados mais relevantes. Tome cuidado para não limitar prematuramente as informações que está procurando.

Como você pode perceber os campos de Pesquisa Avançada são bastante autoexplicativos.


Personalização de preferências e opções de pesquisa


Ajustar as configurações do Google Acadêmico não é necessário para obter bons resultados, mas oferece algumas personalizações adicionais, incluindo a capacidade de habilitar as integrações de bibliotecas mencionadas acima. O menu de configurações também é encontrado nos 3 tracinhos localizado no canto superior esquerdo da página do Google Acadêmico. As configurações são divididas em cinco seções:


Resultados da pesquisa - esta seção tem os controles mais comuns, incluindo:


➡️ Coleções para pesquisar - por padrão, o Google Acadêmico pesquisa artigos e inclui patentes, mas esse padrão pode ser alterado aqui se você não estiver interessado em patentes.

➡️ Gerenciador bibliográfico - se você estiver usando um gerenciador de referência você pode ativar a exportação do formato de dados de citação relevante por meio da subseção “Gerenciador de bibliografia”. As opções disponíveis são BibTex (para editores de Latex), EndNote (para EndNote), RefMan (para RefMan, Zotero e Mendeley, entre outros) e RefWorks.


Idiomas - se desejar que os resultados retornem apenas artigos escritos em um subconjunto específico de idiomas, você pode definir isso aqui.


Links da biblioteca - conforme observado, o Google Acadêmico permite que você obtenha o texto completo dos artigos por meio das assinaturas de sua instituição - quando disponível. Pesquise e adicione sua (s) instituição (ões) aqui para ter o link relevante incluído em seus resultados de pesquisa.


Botão - O Botão do Google Acadêmico é uma extensão do Chrome que adiciona uma caixa suspensa de pesquisa à sua barra de ferramentas - permitindo que você pesquise no Google Acadêmico a partir de qualquer site. Além disso, se você tiver algum texto selecionado na página e clicar no botão, ele exibirá os resultados de uma pesquisa dessas palavras quando clicado.


O escopo e as limitações do Google Acadêmico


Não há nenhuma declaração oficial sobre o tamanho do índice de pesquisa do Google Acadêmico, mas as estimativas não oficiais estão na faixa de cerca de 160 milhões e deve continuar a crescer vários milhões a cada ano. Ainda assim, o Google Acadêmico não retorna todos os recursos que você pode obter em uma pesquisa no catálogo de sua biblioteca local.


Por exemplo, um banco de dados de biblioteca pode retornar podcasts, vídeos, artigos, estatísticas ou coleções especiais. Por enquanto, o Google Acadêmico tem apenas os seguintes tipos de publicação:


Artigos de periódicos: artigos publicados em periódicos. É uma mistura de artigos de periódicos revisados ​​por pares, periódicos predatórios e arquivos pré-impressos.

Livros: links para a versão limitada do texto pelo Google, quando possível.

Capítulos de livros: capítulos de um livro, às vezes também disponíveis eletronicamente.

Resenhas de livros: resenhas de livros, mas nem sempre é evidente que se trata de uma resenha do resultado da pesquisa.

Anais da conferência: - Artigos escritos como parte de uma conferência, normalmente usados ​​como parte de uma apresentação na conferência.

Opiniões do tribunal

Patentes: o Google Acadêmico só pesquisa patentes se a opção for selecionada nas configurações de pesquisa descritas acima.


As informações do Google Acadêmico não são catalogadas por profissionais. A qualidade dos metadados dependerá muito da fonte de onde o Google Acadêmico extrai as informações. Este é um processo muito diferente de como as informações são coletadas e indexadas em bancos de dados acadêmicos, como Scopus ou Web of Science.



FONTES

The Impact of Scientific Journals of Communication: Comparing Google Scholar Metrics, Web of Science and Scopus


Google Scholar: The New Generation of Citation Indexes


Google Acadêmico como ferramenta para os estudos de citações : Avaliação da Precisão das Buscas por Autor


Recuperação e impacto da produção científica na era google : uma análise comparativa entre o google acadêmico e a web of science


About the size of Google Scholar: playing the numbers


Este artigo foi publicado originalmente em : https://paperpile.com/g/google-scholar-guide/ com o título Google Scholar: the ultimate guide.