top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Mas você só estuda? Quando começa a trabalhar?

Terminei a faculdade e decidi investir em um curso de pós-graduação stricto sensu. E foi nesse período, principalmente nos almoços de domingo, que começaram a surgir questionamentos de familiares e alguns amigos, do tipo “Mas você só estuda? ”, ou “Você já é formado. Quando vai começar a trabalhar? ”, ou ainda “Você não cansa de estudar?”.


Admito que por algum tempo enxerguei os pós-graduandos, de fato, somente como estudantes. Afinal, o que são os mestrandos e doutorandos além de pessoas que estudam dia e noite para se especializarem em determinados assuntos?


Eles não possuem carteira assinada, não recebem o 13º salário, não contribuem com a previdência, logo, oficialmente não podem ser considerados como trabalhadores. Não fazem parte da estatística dos assalariados.


O tempo passou e lá estava eu, um pós-graduando.


Como grupo, sabíamos que atrasos na entrega de relatórios, má execução de experimentos, e até mesmo a nossa relação interpessoal, poderia interferir direta ou indiretamente no resultado final de cada um. Todas as etapas eram muito bem discutidas e delineadas. A boa convivência sempre cultivada.


Financeiramente, a maioria dos pós-graduandos eram financiados com bolsas de estudos, sua principal fonte de renda. Impostos igualmente recolhidos como qualquer cidadão.


E aqui encontrei uma diferença...


Sabemos que é inadmissível o trabalhador, seja do setor privado ou público, exercer suas atividades sem receber um salário. Entretanto, na pós-graduação, não é incomum encontrarmos pessoas que “trabalham” de graça por um determinado período. Políticas precisam ser reavaliadas e este, com certeza, é tema para uma próxima publicação.


Portanto, existe paralelo entre o ambiente da pós-graduação e de uma empresa, pois independentemente do local de trabalho, objetivos precisam ser traçados, prazos e metas precisam ser alcançados, relações interpessoais precisam ser estabelecidas, problemas precisam ser resolvidos. A dinâmica é a mesma.


Quando estiver elaborando um currículo, e na área destinada à “Experiência Profissional” não saber o que escrever, não pense duas vezes, coloque toda sua bagagem profissional obtida durante a pós-graduação.


Não hesite!

Não tenha medo!

Então, a pergunta “mas você só estuda?” ainda faz sentido para você?


Autor: Carlos Alves, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Linkedin:


Assine a nossa lista de e-mails e esteja sempre atualizado com as principais novidades.


bottom of page