top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Método 5W2H no planejamento de atividades acadêmicas

Mestrandos e doutorandos têm uma grande variedade de atividades para cumprir ao longo do seu curso. Essas atividades incluem a participação em aulas, seminários e workshops, a realização de pesquisas, a escrita de trabalhos acadêmicos e a apresentação de artigos em conferências e eventos acadêmicos. Para gerenciar todas essas tarefas e garantir o sucesso acadêmico, os pós-graduandos podem se beneficiar do uso do método 5W2H para o planejamento de suas atividades.


O método 5W2H é uma ferramenta simples, mas eficaz, que ajuda a identificar e planejar as principais atividades necessárias para alcançar um objetivo. Ele se baseia em sete perguntas que devem ser respondidas para estabelecer um plano de ação claro e preciso: What (O que será feito?) Why (Por que será feito?) Who (Por quem será feito?) When (Quando será feito?) Where (Onde será feito?) How (Como será feito?) How much (Quanto custará?).


Ao responder essas perguntas, os pós-graduandos podem estabelecer um plano de ação que oriente suas atividades e prioridades, garantindo que estejam seguindo uma direção clara em direção aos seus objetivos acadêmicos. Por exemplo, ao responder a pergunta "What" (O que será feito?), um pós-graduando pode identificar as tarefas necessárias para concluir uma pesquisa. Isso pode incluir a revisão da literatura, a coleta e análise de dados, a escrita de um artigo e a apresentação dos resultados em um evento acadêmico. Ao responder a pergunta "When" (Quando será feito?), o pós-graduando pode estabelecer um cronograma realista para completar cada uma dessas etapas.


Ao utilizar o método 5W2H, os pós-graduandos também podem identificar potenciais desafios e obstáculos que possam surgir durante o processo de pesquisa. Isso pode incluir a necessidade de recursos adicionais, como financiamento ou equipamentos, ou a necessidade de resolver problemas técnicos que possam surgir durante a coleta e análise de dados.


Ou seja, o método 5W2H pode ser uma ferramenta útil para mestrandos e doutorados que desejam planejar suas atividades acadêmicas de maneira eficiente e eficaz. Ao estabelecer um plano de ação claro e responder às sete perguntas do método, os pós-graduandos podem gerenciar melhor suas atividades, prioridades e recursos, garantindo que todas as tarefas sejam realizadas dentro dos prazos estabelecidos e com qualidade.


your phd

bottom of page