top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

O que é um experimento científico?

Em sua forma mais simples, um experimento científico é simplesmente o teste de uma hipótese. Uma hipótese, por sua vez, é uma explicação proposta para uma observação.


Experimento Científico

O experimento é a base do método científico, que é um meio sistemático de explorar o mundo ao seu redor. Embora alguns experimentos ocorram em laboratórios, você pode realizar um experimento em qualquer lugar, a qualquer momento.


Dê uma olhada nas etapas do método científico:

  1. Faça observações.

  2. Formule uma hipótese.

  3. Projete e conduza um experimento para testar a hipótese.

  4. Avalie os resultados do experimento.

  5. Aceite ou rejeite a hipótese.

  6. Se necessário, faça e teste uma nova hipótese.

Tipos de experimentos

  • Experimentos naturais : um experimento natural também é chamado de quase-experimento. Um experimento natural envolve fazer uma previsão ou formar uma hipótese e, em seguida, reunir dados por meio da observação de um sistema. As variáveis ​​não são controladas em um experimento natural.

  • Experimentos controlados : experimentos de laboratório são experimentos controlados, embora você possa realizar um experimento controlado fora de um ambiente de laboratório! Em um experimento controlado, você compara um grupo experimental com um grupo de controle. Idealmente, esses dois grupos são idênticos, exceto por uma variável , a variável independente .

  • Experimentos de campo : Um experimento de campo pode ser um experimento natural ou controlado. Ele ocorre em um ambiente do mundo real, em vez de em condições de laboratório. Por exemplo, um experimento envolvendo um animal em seu habitat natural seria um experimento de campo.


Variáveis ​​em um experimento

Simplificando, uma variável é qualquer coisa que você pode alterar ou controlar em um experimento. Exemplos comuns de variáveis ​​incluem temperatura, duração do experimento, composição de um material, quantidade de luz, etc. Existem três tipos de variáveis ​​em um experimento: variáveis ​​controladas, variáveis ​​independentes e variáveis ​​dependentes .


Variáveis ​​controladas , às vezes chamadas de variáveis ​​constantes, são variáveis ​​mantidas constantes ou imutáveis. Por exemplo, se você estiver fazendo um experimento para medir a efervescência liberada por diferentes tipos de refrigerante, poderá controlar o tamanho do recipiente de modo que todas as marcas de refrigerante estejam em latas com o mesmo volume. Se você estiver realizando um experimento sobre o efeito da pulverização de plantas com diferentes produtos químicos, tentará manter a mesma pressão e talvez o mesmo volume ao pulverizar suas plantas.


A variável independente é o único fator que você está mudando. É um fator porque geralmente em um experimento você tenta mudar uma coisa de cada vez. Isso torna as medições e a interpretação dos dados muito mais fáceis. Se você está tentando determinar se o aquecimento da água permite dissolver mais açúcar na água, sua variável independente é a temperatura da água. Esta é a variável que você está controlando propositalmente.


A variável dependente é a variável que você observa, para ver se ela é afetada por sua variável independente. No exemplo em que você está aquecendo água para ver se isso afeta a quantidade de açúcar que você pode dissolver , a massa ou o volume do açúcar (o que você escolher medir) seria sua variável dependente.


Exemplos de coisas que não são experimentos científicos.


  • Alterar muitos fatores de uma vez, você não pode realmente testar o efeito da variável dependente.

  • Tentar alguma coisa, só para ver o que acontece. Por outro lado, fazer observações ou tentar algo, depois de fazer uma previsão sobre o que você espera que aconteça, é um tipo de experimento.


Fontes:

  • Bailey, R.A. (2008). Design of Comparative Experiments. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 9780521683579.

  • di Francia, G. Toraldo (1981). The Investigation of the Physical World. Cambridge University Press. ISBN 0-521-29925-X.

  • Hinkelmann, Klaus and Kempthorne, Oscar (2008). Design and Analysis of Experiments, Volume I: Introduction to Experimental Design (Second ed.). Wiley. ISBN 978-0-471-72756-9.

Esse artigo foi escrito originalmente em : https://www.thoughtco.com/what-is-an-experiment-607970

Livros científicos com desconto na Amazon: https://amzn.to/2IEsEag


bottom of page