top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Pesquisa Descritiva: Definição, Características, Métodos, Vantagens e Aplicações

A palavra 'pesquisa' não é estranha para muitas pessoas. Em um momento ou outro, podemos ter realizado pesquisas. No entanto, poucas pessoas podem estar familiarizadas com a “pesquisa descritiva”.


Hoje, indivíduos e organizações realizam pesquisas para diferentes propósitos. O propósito da pesquisa muitas vezes informa o tipo de pesquisa a ser realizada. Neste artigo, discutiremos o que é pesquisa descritiva, suas características, métodos, vantagens e desvantagens e algumas de suas aplicações. Dessa forma, você será capaz de dizer quando e como usar a pesquisa descritiva em seu próximo projeto de pesquisa.

O que é pesquisa descritiva?

A pesquisa descritiva é um tipo de pesquisa usada para descrever as principais características de uma amostra. Uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de alguma coisa, sejam pessoas ou objetos, que tenham características semelhantes.


A pesquisa descritiva ajuda a responder à pergunta “o que” sobre uma população. Por exemplo, qual é a percentagem de candidatos do sexo masculino que têm pelo menos um mestrado? Que tipos de ferramentas analíticas são usadas para entender o comportamento dos clientes? Quais são os fatores a serem considerados ao escolher uma plataforma de assinatura de documentos online ?


É importante observar que a pesquisa descritiva não se enquadra na categoria de pesquisa quantitativa e qualitativa . No entanto, combina as características de ambas. A pesquisa descritiva não responde à pergunta “como”. É mais adequado para entender padrões ou com que frequência algo acontece.


Características da pesquisa descritiva

Quantitativa

A pesquisa descritiva é 'quantitativa' no sentido de que você pode obter informações quantificáveis ​​de uma amostra da população. Por exemplo, a resposta para a pergunta “Quantos proprietários de carros registrados em São Paulo são imigrantes?” é quantitativo, ou seja, pode ser quantificado.

Variáveis ​​não controladas

Ao contrário de outras formas de pesquisa, nenhuma variável pode ser controlada na pesquisa descritiva. Ou seja, quem está fazendo uma pesquisa descritiva não pode alterar nenhuma das variáveis. Por exemplo, vamos supor uma turma de amostra de 40 alunos com idades entre 17 e 23 anos. Se escolhermos a variável como “alunos”, então o comportamento dos alunos não pode ser alterado durante a realização da pesquisa descritiva.

Alicerce para outras pesquisas

Os dados coletados da pesquisa descritiva podem ser utilizados em outros métodos de pesquisa. A pesquisa descritiva revela padrões entre as variáveis. Os padrões podem então ser analisados ​​por outras técnicas de pesquisa. Isso fornece um trampolim para uma direção clara e uma visão para pesquisas futuras.

Estudo transversal

Um estudo transversal é quando você olha para os dados de um grupo em um ponto específico no tempo.

Na realização de pesquisas descritivas, estudam-se diferentes características de um grupo específico. Por exemplo, ao estudar as preferências de compra das pessoas no Rio de Janeiro, um pesquisador pode estudar diferentes segmentos da mesma população, como a geração Z, Millennials e os baby boomers.


Métodos de pesquisa descritiva

Os três métodos de pesquisa descritiva são:

  • método observacional

  • Método de pesquisa survey

  • Método de estudo de caso

Método observacional

A maioria das pesquisas tem algum elemento de observação. Este método é usado para coletar dados com base nas características observáveis ​​de um grupo. No método observacional, os respondentes são observados de perto. Esta observação pode ser quantitativa ou qualitativa .


Na observação quantitativa, o pesquisador coleta dados quantitativos. Em outras palavras, dados em forma de quantidade – podem ser contados. Qualquer observação relacionada a um valor numérico é chamada de observação quantitativa. Alguns exemplos incluem altura, idade, sexo, etc.


Na observação qualitativa, um pesquisador observa as características qualitativas de um grupo. Por exemplo, um pesquisador pode observar como os clientes compram e pagam por produtos em um shopping center. O pesquisador observa características qualitativas. Tais características podem incluir o tempo médio que um cliente leva para fazer compras, como os representantes de vendas atendem os clientes, as expressões faciais do cliente ao sair do shopping, etc.

Método de pesquisa Survay

Aqui, um pesquisador envia questionários, pesquisas ou enquetes para um grupo. O principal objetivo da pesquisa de levantamento é comparar ou coletar feedback das pessoas. Ele permite que uma grande quantidade de dados possa ser coletada em um curto espaço de tempo. Além disso, a pesquisa de opinião pode ser realizada offline ou online.


Ao realizar uma pesquisa de levantamento, é importante ter uma mistura de perguntas fechadas e abertas . Dessa forma, são obtidos dados quantitativos e qualitativos.

Método de estudo de caso

O método de estudo de caso é usado para pesquisas que aprofundem os conhecimentos sobre indivíduos ou um grupo. Ele fornece informações detalhadas sobre o indivíduo ou grupo em estudo. É usado para entender um assunto ou tópico de interesse.


Os resultados da pesquisa de estudo de caso ajudam a estabelecer uma hipótese de pesquisa que pode ser construída. Por exemplo, em um estudo de caso de assinatura eletrônica , um pesquisador pode examinar um caso em que a assinatura eletrônica provou ser mais eficaz do que as assinaturas úmidas usuais .



Vantagens e desvantagens da pesquisa descritiva

Existe um axioma comum que diz que “tudo tem vantagens e desvantagens”. Isso é verdade para a pesquisa descritiva.


Vantagens da pesquisa descritiva

Métodos variados de coleta de dados

A pesquisa descritiva usa dados quantitativos e qualitativos para encontrar soluções para um tópico de interesse. Por exemplo, vamos considerar uma pesquisa sobre candidatos a um cargo. Em vez de focar apenas em um aspecto dos dados, digamos, o número de candidatos para a função, alguns outros aspectos, como a capacidade dos candidatos de falar fluentemente outro indioma, também podem ser considerados. Os dados robustos e holísticos da pesquisa descritiva podem servir como base para outras pesquisas.

Relativamente fácil de executar

Na pesquisa descritiva, os recursos e o tempo não são gastos na preparação e condução de experimentos. A pesquisa descritiva é realizada no ambiente natural das pessoas ou objeto em estudo.

Por meio de observação, pesquisas e estudos de caso, diferentes formas de dados podem ser coletadas. Além disso, a coleta de dados é rápida (por exemplo, uma breve pesquisa ou mera observação). Os dados recolhidos são relativamente fáceis de analisar uma vez que não são utilizadas ferramentas estatísticas.

Base para tomada de decisão

A pesquisa descritiva é projetada para coletar informações úteis. Os dados coletados fornecem informações sobre áreas específicas de preocupação ou interesse. Por exemplo, uma empresa fintech pode decidir saber quais segmentos de seu mercado são os principais consumidores de um determinado produto.


Com a pesquisa descritiva (métodos survey e observação), a empresa poderá determinar todos os seus segmentos de clientes, o número de compras por segmento e por que os clientes gostam mais de um determinado produto do que de outros. A variedade e a riqueza dos dados coletados podem ser usadas para tomar uma decisão mais precisa.

Configurações naturais

Ao observar um fenômeno, algumas condições externas podem ser postas em prática. Este não é o caso da pesquisa descritiva. A pesquisa descritiva é realizada em ambientes naturais. O ambiente natural do objeto alvo, indivíduos ou grupos é frequentemente usado.


Desvantagens da pesquisa descritiva

Ausência de teste estatístico

Na pesquisa descritiva, ferramentas e técnicas estatísticas não são usadas para verificar problemas ou questões subjacentes. Uma maneira de superar esse desafio é garantir que o objetivo da pesquisa descritiva seja claro o suficiente. Isso ajuda a informar a abordagem e o método a ser usado na realização da pesquisa descritiva. É importante notar que nem toda pesquisa requer o uso de ferramentas estatísticas. Se uma ferramenta estatística for necessária, outras formas de pesquisa podem ser usadas.

Não é adequado para determinar relações de causa e efeito

Devido à natureza limitada da pesquisa descritiva, ela não é adequada para encontrar relações de causa e efeito. A pesquisa descritiva responde apenas à pergunta “o quê”. Não responde à pergunta “porquê”. Tanto quanto possível, a pesquisa descritiva pode ser estruturada de forma a fornecer pistas para perguntas do tipo “por que”.

Não escalável

Na pesquisa descritiva, os resultados geralmente não são generalizados para outros grupos semelhantes. Isso se deve à natureza limitada e às peculiaridades de cada objeto do grupo. Além disso, ferramentas e técnicas estatísticas padronizadas não são usadas na pesquisa descritiva. Para dimensionar a pesquisa descritiva para outros grupos, são necessárias mais metodologias e ferramentas de pesquisa.

Preconceitos

Todo mundo tem um viés em relação a alguma coisa. Na pesquisa descritiva, os pesquisadores também têm seus próprios vieses. Isso geralmente afeta os resultados da pesquisa. Ao realizar uma pesquisa descritiva, é importante que o pesquisador reduza os vieses pessoais. Algumas maneiras de reduzir preconceitos pessoais incluem:

  • Verifique seus dados com outras fontes de dados.

  • Deixe os participantes revisarem suas descobertas.

  • Revise seus dados com outras pessoas (pares, terceiros, etc.

  • Verifique outras fontes para obter explicações sobre descobertas semelhantes.


Aplicações

Lançamento do novo catálogo de produtos: preferências de compra do cliente

Uma empresa fabricante de doces está lançando uma linha de produtos para seus clientes. Eles gostariam de saber quais sabores de doces são apreciados pelos clientes.

Para realizar essa pesquisa para entender os sabores preferidos, a empresa realiza uma pesquisa descritiva. Aqui, eles usam vários métodos, como a observação em shoppings – observando quais produtos são os que mais vendem. Além disso, eles também realizam uma pesquisa aprofundada com os clientes para coletar informações demográficas. Isso os ajuda a segmentar seus clientes adequadamente, bem como a entender suas preferências de compra.

Com os dados coletados, por meio de diferentes métodos de pesquisa descritiva, a empresa pode então entender qual segmento de mercado adora determinada marca. Com esse insight, a empresa pode ajustar seu modelo de negócios e destacar os sabores de doces mais populares em seu marketing.

Avaliação da atitude dos professores em relação à tecnologia

Outro exemplo do uso da pesquisa descritiva é o uso da tecnologia por professores em uma cidade. Usando métodos de pesquisa descritivos (pesquisas e observação), um pesquisador é capaz de avaliar o quanto os professores estão confortáveis ​​usando a nova tecnologia. Por exemplo, as perguntas da pesquisa podem ser tanto fechadas quanto abertas, como:

  • Em uma escala de 1 a 5, quão confortável você se sente ao digitar em seu dispositivo? (1-Nada confortável, 2-Não confortável, 3-Relativamente confortável, 4-Confortável, 5-Muito confortável)

  • Você acha que este novo dispositivo ajuda você a concluir suas aulas de forma eficaz? (A) Sim (B) Não (C) Não sei

  • O que você mais gosta no seu novo dispositivo?

Ao conduzir a pesquisa descritiva acima, o pesquisador é capaz de entender os desafios dos professores ao usar a nova tecnologia. Além disso, o impacto sobre os alunos também é compreendido.


Conclusão

A pesquisa descritiva fornece uma visão holística do “o que” sobre um grupo ou objeto em estudo. Ela serve como a base sobre a qual outros métodos de pesquisa serão construídos. Sem o “o quê”, o “porquê” e o “como” podem tornar-se indescritíveis.

Antes de iniciar a sua próxima pesquisa, tente se perguntar se você considerou todos os elementos importantes da pesquisa descritiva discutidos acima. Você economizará muito tempo e esforço usando alguns dos métodos acima.


Conheça um dos principais livros de Metodologia Científica utilizado no Brasil.


FONTE: Esse artigo foi traduzido e adaptado de: "Descriptive Research: Definition, Characteristics, Methods, Advantages, and Use Cases".

https://usefulpdf.com/blog/descriptive-research/






コメント


bottom of page