top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Prós e contras de fazer o teste TOEFL para se inscrever numa universidade no exterior

Se você deseja se tornar um estudante internacional e se inscrever em um programa ministrado em inglês, no exterior, já sabe que precisa provar que domina muito bem o idioma. E você provavelmente sabe que uma das maneiras de fazer isso é com um certificado TOEFL (“Test of English as a Foreign Language”).


Fornecido pelo ETS, o TOEFL não é a única opção de teste de idioma disponível, então você pode estar indeciso se escolher o TOEFL é certo para você ou não. Para ajudá-lo a decidir, vamos explorar alguns dos principais prós e contras dos testes TOEFL.


TOEFL em resumo

O TOEFL é um teste padronizado que mede as suas habilidades em inglês e quão bem você pode usar o inglês em um ambiente acadêmico. Portanto, as pontuações do TOEFL são frequentemente usadas no processo de admissão das universidades.


No entanto, o teste também é útil para outros fins: fazer o ensino médio no exterior, fazer um curso de curta duração ou um programa de intercâmbio e até mesmo solicitar um visto de estudante.


Existem dois tipos de testes TOEFL que você pode fazer: o teste TOEFL iBT®, que você faz on-line e o teste TOEFL® PBT, um exame em papel e caneta. Existem mais centros para o TOEFL iBT® do que para o TOEFL® PBT revisado em todo o mundo. O teste em papel está disponível apenas em áreas onde o teste via internet não é possível.


4 vantagens para fazer o teste TOEFL

1. O TOEFL é reconhecido pela maioria das universidades do mundo.

E aceito por todas as universidades dos EUA. Cerca de 10.000 universidades em 130 países aceitam o TOEFL, incluindo Canadá, Reino Unido e Austrália. Todas as 100 melhores universidades do mundo aceitam o TOEFL.

Isso significa que, onde quer que você escolha se inscrever, o teste TOEFL será útil e você não precisará se preocupar com credenciais de idioma se for para programas de intercâmbio ou mudar de universidade. Naturalmente, você ainda deve verificar e certificar-se de que a universidade escolhida não é uma das exceções que não aceita o teste.

2. Marcar o teste é super fácil

Você pode agendar um teste TOEFL onde quer que esteja, online. Além disso, você pode encontrar centros de teste em todo o mundo, que nem todos os outros provedores de teste oferecem. Além disso, você não está confinado a um cronograma rígido, pois há 50 datas de teste TOEFL iBT todos os anos. Além disso, os resultados saem em cerca de 15 dias.

3. Há muito material de aprendizado gratuito

Como o teste é tão popular, há muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a se preparar, alguns dos quais são gratuitos. Basta fazer uma rápida pesquisa no Google e você descobrirá vários exercícios, livros, vídeos e cursos online, incluindo aqueles oferecidos pelo ETS que administra o TOEFL.

4. O teste tem uma escala detalhada de avaliação

Isso significa que não se trata apenas de respostas certas ou erradas, mas também de contexto e versões aceitáveis ​​de respostas. Por exemplo, a parte falada do teste é avaliada de forma mais objetiva, pois é estimada por 3-4 professores em vez de um entrevistador.

Outro exemplo é que você ainda recebe perguntas de múltipla escolha que aumentam suas chances de acertar pelo menos algumas das respostas. Como resultado, o TOEFL é considerado um teste equilibrado por estudantes e universidades.


4 contras para fazer o teste TOEFL

1. As vagas do teste TOEFL são preenchidas muito rapidamente

Isso é por causa da popularidade do teste. Portanto, mesmo que o teste seja organizado 50 vezes por ano, dependendo da instalação em seu país, você pode não conseguir uma vaga no próximo exame imediato e ter que esperar até a próxima rodada.

2. Você precisa ser bom em todas as habilidades (leitura, escrita, gramática, audição)

Isso significa que você não pode confiar em melhorar sua pontuação por meio de apenas uma habilidade, é preciso treinar todas elas simultaneamente.

3. O exame leva mais tempo do que os outros para ser concluído

Estima-se que o teste TOEFL iBT® leve cerca de 5 horas para ser concluído. Isso exige que você tenha a capacidade de manter o foco por um longo tempo, especialmente porque você terá que se lembrar de algumas das escutas para escrever uma redação sobre isso, por exemplo.

4. Se você não tiver bons conhecimentos de informática, o teste será um desafio

Como o TOEFL iBT® é entregue exclusivamente online, você realmente precisa ser bom com computadores, especialmente digitação. Considere que você terá que escrever um ensaio inteiro em um tempo limitado. Quanto mais rápido você digitar, mais tempo você economiza para se concentrar nas respostas certas e assim obter uma pontuação mais alta.

Escolha o teste de inglês certo para você!

Esses prós e contras são alguns dos principais aspectos que você deve considerar ao decidir fazer ou não o teste TOEFL. Se sua resposta for positiva, acesse o site oficial do TOEFL, registre-se e comece a se preparar para o exame. Não desanime se achar que o TOEFL não é para você. Existem muitos outros testes de inglês por aí, como IELTS ou C1 Advanced.


Como se preparar para o TOEFL

O BARRON'S TOEFL SUPERPACK oferece a preparação mais abrangente disponível para ajudá-lo a dominar sua proficiência no idioma inglês. Este conjunto de três livros apresenta exames práticos, semelhantes aos testes reais, faixas de áudio on-line e uma revisão essencial para ajudá-lo a se preparar para o exame. Obtenha uma preparação abrangente com esse super pacote de estudos.


Fonte: Esse post foi traduzido e adaptado de https://www.mastersportal.com/articles/1475/4-pros-and-cons-for-taking-the-toefl-test-to-apply-for-a-university-abroad.html

bottom of page