top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Variáveis ​​independentes

As duas variáveis ​​principais em um experimento científico são a variável independente e a variável dependente.


Uma variável independente é definida como a variável que é alterada ou controlada em um experimento científico. Ele representa a causa ou razão de um resultado.

Variáveis ​​independentes são as variáveis ​​que o experimentador altera para testar sua variável dependente. Uma mudança na variável independente causa diretamente uma mudança na variável dependente. O efeito na variável dependente é medido e registrado.


Exemplos de Variáveis ​​Independentes

  • Um cientista está testando o efeito da luz e da escuridão no comportamento das mariposas, ligando e desligando uma luz. A variável independente é a quantidade de luz e a reação da mariposa é a variável dependente .

  • Em um estudo para determinar o efeito da temperatura na pigmentação da planta, a variável independente (causa) é a temperatura, enquanto a quantidade de pigmento ou cor é a variável dependente (o efeito).


Representando graficamente a variável independente

Ao representar graficamente os dados de um experimento, a variável independente é plotada no eixo x, enquanto a variável dependente é registrada no eixo y.


Principais vantagens: variável independente

  • A variável independente é o fator que você altera ou controla propositalmente para ver o efeito que tem.

  • A variável que responde à mudança na variável independente é chamada de variável dependente. Depende da variável independente.

  • A variável independente é representada graficamente no eixo x.

Esse artigo foi escrito originalmente em: https://www.thoughtco.com/definition-of-independent-variable-605238

bottom of page