top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Variável dependente

Uma variável dependente é a variável que está sendo testada em um experimento científico. A variável dependente "depende" da variável independente. Conforme o experimentador muda a variável independente, a mudança na variável dependente é observada e registrada. Quando você obtém dados em um experimento, a variável dependente é aquela que está sendo medida. Exemplos de Variáveis ​​Dependentes

  • Um cientista está testando o efeito da luz e da escuridão no comportamento das mariposas, ligando e desligando uma luz. A variável independente é a quantidade de luz e a reação da mariposa é a variável dependente . Uma mudança na variável independente (quantidade de luz) causa diretamente uma mudança na variável dependente (comportamento da mariposa).

  • Você está interessado em aprender que tipo de galinha produz os maiores ovos. O tamanho dos ovos depende da raça da galinha, portanto, raça é a variável independente e o tamanho do ovo é a variável dependente.

  • Você quer saber se o estresse afeta ou não a frequência cardíaca. Sua variável independente é o estresse, enquanto a variável dependente seria a frequência cardíaca. Para realizar um experimento, você forneceria estresse e mediria os batimentos cardíacos do sujeito. Observe que, em um bom experimento, você gostaria de escolher uma tensão que pudesse controlar e quantificar. Sua escolha pode levá-lo a realizar experimentos adicionais, uma vez que pode resultar que a mudança na frequência cardíaca após a exposição a uma queda de 40 graus na temperatura (estresse físico) pode ser diferente da frequência cardíaca após falhar em um teste (estresse psicológico). Mesmo que sua variável independente possa ser um número que você mede, é algo que você controla, portanto, não é "dependente".


Distinguir entre variáveis ​​dependentes e independentes Às vezes é fácil distinguir os dois tipos de variáveis , mas se você ficar confuso, aqui estão algumas dicas para ajudá-los a mantê-los em linha reta:

  • Se você alterar uma variável, qual é afetada? Se você está estudando a taxa de crescimento das plantas usando diferentes fertilizantes, consegue identificar as variáveis? Comece pensando sobre o que você está controlando e o que estará medindo. O tipo de fertilizante é a variável independente. A taxa de crescimento é a variável dependente. Portanto, para realizar um experimento, você fertilizaria as plantas com um fertilizante e mediria a mudança na altura da planta ao longo do tempo, depois trocaria os fertilizantes e mediria a altura das plantas no mesmo período de tempo. Você pode ficar tentado a identificar o tempo ou a altura como sua variável, não a taxa de crescimento (distância por tempo). Pode ser útil examinar sua hipótese ou propósito para lembrar seu objetivo.

  • Escreva suas variáveis ​​como uma frase declarando causa e efeito. A (variável independente) causa uma mudança na (variável dependente). Normalmente, a frase não fará sentido se você errar. Por exemplo: (Tomar vitaminas) afeta o número de (defeitos de nascença). = faz sentido (defeitos de nascença) afeta o número de (vitaminas). = provavelmente faça não tanto sentido

Representando graficamente a variável dependente. Quando você representa um gráfico de dados, a variável independente está no eixo x, enquanto a variável dependente está no eixo y.

Esse artigo foi escrito originalmente em : https://www.thoughtco.com/definition-of-dependent-variable-604998

bottom of page