top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

Como encontrar boas referências bibliográficas?

Referências bibliográficas são informações detalhadas sobre as fontes utilizadas para produzir um trabalho acadêmico ou científico, como um artigo, uma tese, uma dissertação ou um livro. Elas incluem o nome do autor ou autores, título da obra, editora, data de publicação, local de publicação, número de páginas, entre outras informações relevantes.


As referências bibliográficas são importantes para indicar a origem das informações utilizadas em um trabalho e para permitir que outros pesquisadores possam encontrar e consultar as mesmas fontes utilizadas pelo autor. Além disso, elas ajudam a garantir a integridade acadêmica e científica do trabalho, uma vez que indicam a relevância e qualidade das fontes utilizadas.


Existem diferentes estilos de referências bibliográficas, como o estilo ABNT, APA, Chicago, entre outros, que determinam as normas e padrões para a sua elaboração. É importante seguir o estilo adequado para o tipo de trabalho que está sendo produzido, a fim de garantir a precisão e consistência das referências bibliográficas.


Existem várias maneiras de encontrar boas referências bibliográficas para o seu trabalho acadêmico. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Use ferramentas de busca: Utilize ferramentas de busca, como o Google Acadêmico, Scopus, Web of Science, PubMed, entre outras. Elas permitem que você encontre artigos científicos, livros e outros tipos de publicações que podem ser relevantes para a sua pesquisa.

  2. Explore as referências bibliográficas dos artigos: Ao ler um artigo científico, preste atenção nas referências bibliográficas mencionadas pelo autor. Elas podem ser uma boa fonte de informações para a sua pesquisa.

  3. Consulte livros e enciclopédias: Livros e enciclopédias são uma excelente fonte de informações sobre um determinado assunto. Eles podem oferecer uma visão mais ampla e profunda do tema em questão, além de serem úteis para entender os conceitos-chave da sua pesquisa.

  4. Consulte revistas e periódicos científicos: Revistas e periódicos científicos são fontes importantes de informação para pesquisas recentes e atualizadas. Eles podem ser encontrados em bibliotecas, sites especializados ou em bases de dados online.

  5. Participe de eventos acadêmicos: Participar de eventos acadêmicos, como conferências e workshops, pode ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pesquisas e fazer contatos com outros pesquisadores. Além disso, muitas vezes as palestras e mesas redondas apresentam referências bibliográficas relevantes para a sua área de estudo.

Lembre-se de avaliar a qualidade e confiabilidade das fontes consultadas, verificando se elas foram publicadas em revistas científicas renomadas, se foram escritas por autores com credibilidade e se foram submetidas a processos de revisão por pares. Além disso, sempre cite corretamente as referências bibliográficas utilizadas em seu artigo científico, seguindo as normas da ABNT ou outras normas de referência utilizadas em sua área de estudo.


Comentarios


bottom of page