top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

O que é referencial teórico?

O referencial teórico é o conjunto de materiais (artigos, livros, teses, dissertações, entre outros) que nos fornecem o embasamento teórico para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico. Segundo a ABNT - NBR - 14724, é um dos elementos textuais obrigatórios de um trabalho acadêmico.


Os referenciais teóricos são obtidos através de uma ampla revisão da literatura. É com esta revisão que saberemos a extensão e a amplitude de um determinado tema e, além disso, identificaremos as lacunas científicas a serem exploradas.


Para Salomon (2014), a literatura que vai compor o referencial teórico deve esclarecer, fundamentar e trazer subsídios para a discussão e a análise do tema proposto para a pesquisa.


Sendo assim, o referencial teórico primeiramente fundamentará o trabalho atual e num segundo momento servirá de sustentação para as discussões dos resultados que surgirão dessa nova pesquisa. Ao analisar e sintetizar um grupo de referências existentes na literatura, podemos testar hipóteses e desenvolver novas teorias.


Por isso é muito importante que se utilize fontes confiáveis de pesquisa na preparação do referencial teórico.


Os outros elementos textuais obrigatórios são a parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.


Fontes:

NBR 14724/2011 - Trabalhos Acadêmicos

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed.5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007

SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografa. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Comentários


bottom of page