top of page
pea - banner - site -2.png
  • Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

O que é o método científico?

O método científico é uma série de etapas seguidas por pesquisadores científicos para responder a perguntas específicas sobre o mundo natural. Envolve fazer observações, formular hipóteses e conduzir experimentos científicos. A investigação científica começa com uma observação seguida pela formulação de uma pergunta sobre o que foi observado. As etapas do método científico são as seguintes:

  • Observação

  • Pergunta

  • Hipótese

  • Experimentação

  • Resultados

  • Conclusão

Observação

A primeira etapa do método científico envolve fazer uma observação sobre algo que lhe interessa. Isso é muito importante se você estiver fazendo um projeto de ciências, porque deseja que seu projeto se concentre em algo que prenda a atenção. Sua observação pode ser sobre qualquer coisa, desde o movimento das plantas até o comportamento animal, desde que seja algo sobre o qual você realmente queira saber mais. É aqui que você tem a ideia para o seu projeto de ciências.


Pergunta

Depois de fazer sua observação, você deve formular uma pergunta sobre o que observou. Sua pergunta deve dizer o que você está tentando descobrir ou realizar em seu experimento. Ao fazer sua pergunta, você deve ser o mais específico possível. Por exemplo, se estiver fazendo um projeto com plantas , você pode querer saber como as plantas interagem com os micróbios. Sua pergunta pode ser: plantas inibem o crescimento bacteriano?


Hipótese

A hipótese é um componente chave do processo científico. Uma hipótese é uma ideia sugerida como explicação para um evento natural, uma experiência particular ou uma condição específica que pode ser testada por meio de experimentação. Ela declara o propósito de seu experimento, as variáveis ​​usadas e o resultado previsto de seu experimento. É importante observar que uma hipótese deve ser testável. Isso significa que você deve ser capaz de testar sua hipótese por meio da experimentação . Sua hipótese deve ser confirmada ou falsificada por seu experimento.


Experimentação

Depois de desenvolver uma hipótese, você deve projetar e conduzir um experimento que irá testá-la. Você deve desenvolver um procedimento que declare muito claramente como planeja conduzir seu experimento. É importante que você inclua e identifique uma variável controlada ou variável dependente em seu procedimento. Os controles nos permitem testar uma única variável em um experimento porque elas não são alteradas. Podemos então fazer observações e comparações entre nossos controles e nossas variáveis ​​independentes (coisas que mudam no experimento) para desenvolver uma conclusão precisa.


Resultados

Os resultados são onde você relata o que aconteceu no experimento. Isso inclui o detalhamento de todas as observações e dados feitos durante o experimento. A maioria das pessoas acha mais fácil visualizar os dados fazendo figura ou gráfico das informações.


Conclusão

A etapa final do método científico é desenvolver uma conclusão. É aqui que todos os resultados do experimento são analisados ​​e uma determinação é feita sobre a hipótese. O experimento sustentou ou rejeitou sua hipótese? Se sua hipótese foi confirmada, ótimo. Caso contrário, repita o experimento ou pense em maneiras de melhorar seu procedimento.


Variáveis

Ao projetar um experimento, você está controlando e medindo variáveis. Existem três tipos de variáveis:

  • Variáveis ​​controladas: Você pode ter quantas variáveis ​​controladas desejar. Essas são partes do experimento que você tenta manter constantes ao longo de um experimento para que não interfiram em seu teste. Anotar variáveis ​​controladas é uma boa ideia porque ajuda a tornar seu experimento reproduzível , o que é importante para a ciência! Se você tiver problemas para duplicar os resultados de um experimento para outro, pode haver uma variável controlada que você perdeu.

  • Variável independente: esta é a variável que você controla.

  • Variável dependente: esta é a variável que você mede. É chamada de variável dependente porque depende da variável independente.



Fontes:

  • HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

Esse artigo foi escrito originalmente em : https://www.thoughtco.com/scientific-method-p2-373335

bottom of page