Uma variável controlada é aquela que o pesquisador mantém constante (controles) durante um experimento. Também é conhecido como variável constante ou simplesmente como "controle". A variável de controle não faz parte de um experimento em si - não é a variável independente nem dependente - mas é importante porque pode ter um efeito nos resultados. Não é o mesmo que um grupo de controle. Qualquer experimento tem inúmeras variáveis de controle, e é importante para um cientista tentar manter todas as variáveis constantes, exceto a variável independente. Se uma variável de controle muda durante um experimento, pode invalidar a correlação entre as variáveis dependentes e independentes. Quando possível, as variáveis de controle devem ser identificadas, medidas e registradas. Exemplos de variáveis controladas A temperatura é um tipo comum de variável controlada. Se uma temperatura for mantida constante durante um experimento, ela será controlada. Outros exemplos de variáveis controladas podem ser uma quantidade de luz, umidade constante ou duração de um experimento.
Importância das Variáveis Controladas
Embora as variáveis de controle não possam ser medidas (embora sejam frequentemente registradas), elas podem ter um efeito significativo no resultado de um experimento. A falta de conhecimento das variáveis de controle pode levar a resultados incorretos ou ao que é chamado de "variáveis de confusão". Além disso, observar as variáveis de controle torna mais fácil reproduzir um experimento e estabelecer a relação entre as variáveis independentes e dependentes .
Por exemplo, digamos que você esteja tentando determinar se um determinado fertilizante tem efeito no crescimento da planta. A variável independente é a presença ou ausência do fertilizante, enquanto a variável dependente é a altura da planta ou taxa de crescimento. Se você não controlar a quantidade de luz (por exemplo, você realiza parte do experimento no verão e parte durante o inverno), você pode distorcer seus resultados.